O ator Ethan Hawke, 50 anos, contou sobre seu desconforto ao contracenar com Robin Williams (1951-2014) no filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Na época, Hawke tinha apenas 18 anos.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, em entrevista durante o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca, Hawke afirmou que tinha dificuldade em lidar com as piadas de Williams.
— Eu achava que o Robin me odiava — disse Hawke. — Ele tinha esse hábito de ficar fazendo uma tonelada de piadas no set. Eu tinha 18 anos e achava isso extremamente irritante. Ele não parava e eu não ria de nada que ele fazia.
O ator confessou, no entanto, que apesar dos momentos irritantes, o colega foi fundamental para a trajetória de sua carreira, quando o indicou para o seu primeiro empresário.
— Ele me ligou e disse: "O Robin Williams disse que você vai se dar muito bem”.
Hawke ainda lembrou um momento em que Williams lhe confessou algo que ele foi entender apenas mais tarde, quando já tinha maturidade o suficente:
— Tem essa cena no filme em que ele me faz criar um poema na frente da sala inteira. Ele fez uma piada quando terminamos, disse que tinha me achado intimidante. Achei que ele estava brincando — contou. — À medida que fiquei mais velho, compreendi que tem algo muito intimidante na honestidade e na intensidade dos jovens. É intimidante ser as pessoas que eles acham que você é. O Robin era isso para mim.