Intérprete de Val em Han Solo: Uma História Star Wars, a atriz Thandiwe Newton (que antes assinava como Thandie Newton) disse que a morte de sua personagem no filme não estava no roteiro do filme. Segundo ela, a decisão foi uma improvisação para economizar no tempo de filmagens.
— Você não mata a primeira mulher negra a ter um papel real em um filme de Star Wars. Tipo, você está brincando? — reclamou a atriz ao site Inverse.
A pressa para concluir a filmagem se deu após a troca na direção do longa-metragem, que começou a ser comandado pela dupla Phil Lord e Christopher Miller, mas, após "divergências criativas", o estúdio demitiu os cineastas e contratou Ron Howard para o posto. Por conta disso, muitas cenas tiveram que ser refilmadas, e os executivos da Disney se recusaram a estender mais o prazo de produção filme.
— Fiquei decepcionada com Star Wars pela minha personagem ter sido morta. Na verdade, no roteiro, ela não foi morta. Aconteceu durante as filmagens e apenas para gravar com o tempo que tivemos para fazer as cenas. É muito mais fácil me fazer morrer do que me fazer cair no vácuo do espaço para que eu possa voltar algum dia — destacou Thandiwe.
Lançado em 2018, Han Solo: Uma História Star Wars foi um fracasso de bilheteria e dividiu a opinião dos fãs. Além de Thandiwe, o elenco contou com nomes como Alden Ehrenreich, Donald Glover, Woody Harrelson e Emilia Clarke.