Sem tapete vermelho, fãs ao redor da Rua Coberta, estrelas encarangadas de frio posando ao lado da estátua de Kikito, sessões calorosas no Palácio dos Festivais. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema de Gramado não será realizado presencialmente. Por conta da pandemia, a 49ª edição do evento será exibida em multiplataforma — online e transmitida pela televisão. De qualquer maneira, a diversidade na programação de filmes está garantida.
Tendo início nesta sexta-feira (13) e sendo realizado até 21 de agosto, o festival transmitirá pela internet e pela TV filmes, entrevistas, debates e o Gramado Film Market (espaço dedicado ao mercado audiovisual).
A principal mudança da edição será a ausência dos tradicionais homenageados. Ao longo dos anos, nomes eram condecorados com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em 2021, a organização optou por celebrar todos os profissionais que atuam "à frente ou atrás das telas que tiveram a missão de arejar e de nos abrir janelas", especialmente "neste momento tão delicado para o segmento".
O festival deste ano recebeu a inscrição de 893 filmes em todas as mostras competitivas — longas nacionais, estrangeiros e gaúchos, além de curtas brasileiros e do RS. A organização selecionou 50 filmes para a 49ª edição do evento.
Na competitiva de longas brasileiros, há sete filmes a serem exibidos — entre eles, o gaúcho A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira. Segundo Marcos Santuário, curador do festival ao lado da atriz argentina Soledad Villamil, as produções abrangem diversidades que se dão em vários campos: geográfico, narrativo, estético e de gênero:
— Temos encontrado produções que têm qualidade cinematográfica, rigor técnico, criatividade e ousadia. Naturalmente, acabam sendo representativas dentro dessa diversidade. Temos diretoras mulheres, filme com maioria do elenco composta por atores negros, ficção científica num nível alto, até comédia dramática estilo Jesus Kid e O Novelo.
Estreia
Para o primeiro dia de festival, o filme que abre a mostra competitiva brasileira é A Suspeita. No sábado (14) é a vez de O Homem Onça, de Vinícius Reis. Na trama, Pedro (Chico Diaz) vê a estatal em que trabalha ser privatizada e é obrigado a antecipar a aposentadoria. A perda da estabilidade e da segurança emocional e econômica do personagem torna-se um reflexo da situação do Brasil.
No domingo (15), O Novelo será exibido pela mostra brasileira de longas. Dirigido por Cláudia Pinheiro e com roteiro de Nanna de Castro, o filme gira em torno de cinco irmãos que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver. Já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma numa UTI pode ser o pai que os abandonou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias.
Na categoria de longas estrangeiros, há um número de participantes menos expressivo do que em outras edições, com apenas quatro selecionados. E o filme de encerramento do festival será Fourth Grade, dirigido por Marcelo Galvão. A produção é um remake do filme Quarta B, lançado pelo próprio Galvão em 2005. O longa será exibido no dia 20 de agosto, às 21h30min, no Canal Brasil.
Para acompanhar
Como assistir
- Transmissão pelo Canal Brasil e pela TVE-RS, e pelo streaming dos Canais Globo e Globoplay.
- Pelo Canal Brasil, os espectadores poderão acompanhar diariamente os longas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos, além dos curtas-metragens brasileiros e do filme de encerramento. Sempre a partir das 21h30min. A TVE transmitirá os curtas-metragens gaúchos de 16 a 19 de agosto.
- As mostras de curtas gaúchos e brasileiros poderão ser assistidas no streaming (Canais Globo e Globoplay) entre 14 e 19 de agosto. De 16 a 19, também ficam disponíveis os longas gaúchos.
Debates sobre os filmes
- De 14 a 20 de agosto, a partir das 11h, no site e nas redes do Festival.
Premiação
- Mostra competitiva de curtas gaúchos será realizada no dia 21 de agosto, às 16h, sendo exibida pela TVE-RS e canais digitais do Festival de Gramado. No mesmo dia, às 21h30min, haverá a premiação das mostras de curtas brasileiros e longas brasileiros, estrangeiros e gaúchos. Pelos Canal Brasil, TVE-RS e canais digitais do Festival.
Programação do fíndi:
Sexta-feira (13)
- Quanto Pesa (MA), de Breno Nina (curta brasileiro)
- O Que Há Em Ti (SP), de Carlos Adriano (curta brasileiro)
- A Suspeita (RJ), de Pedro Peregrino (longa brasileiro)
- Cavalo de Santo (Porto Alegre), de Mirian Fichtner e Carlos Caramez (longa gaúcho)
Sábado (14)
- Entre Nós e o Mundo (SP), de Fabio Rodrigo (curta brasileiro)
- Animais na Pista (PB), de Otto Cabral (curta brasileiro)
- Homem Onça (RJ), de Vinícius Reis (longa brasileiro)
- A Colmeia (Porto Alegre), de Gilson Vargas (longa gaúcho)
Domingo
- Desvirtude (RS), de Gautier Lee (curta brasileiro)
- Stone Heart (AM), de Humberto Rodrigues (curta brasileiro)
- O Novelo (SP), de Claudia Pinheiro (longa brasileiro)
- Extermínio (Cachoeira do Sul), de Mirela Kruel (longa gaúcho)