Pode não parecer, mas Top Gun: Ases Indomáveis completou 35 anos desde o seu lançamento, em 1986. De lá para cá, muito se pediu uma continuação para o filme estrelado por Tom Cruise. E, neste ano, depois de muitos adiamentos, ela finalmente vai ganhar as salas de cinema.
O filme original, além de marcar toda a rebeldia dos anos 1980, também apresentou a música Take My Breath Away, interpretada pela banda norte-americana Berlin. O som foi um enorme sucesso, ganhando o Oscar de Melhor Canção Original e conquistando o topo das paradas de sucesso.
Inspirada por este fenômeno dos anos 1980, GZH separou outras músicas compostas para o cinema e que viraram febre nas rádios — ou plataformas de streaming, trazendo para os tempos atuais. Confira:
Shallow - Nasce uma Estrela (2018)
Interpretada por Lady Gaga, que também é coautora da música, Shallow foi um fenômeno. Composta para Nasce uma Estrela, a canção venceu o Oscar, o Globo de Ouro, dois prêmios Grammy e ficou no topo das paradas de sucesso norte-americanas. Além disso, ainda ganhou uma versão brasileira. Como esquecer Paula Fernandes e Luan Santana cantando "Juntos e Shallow Now", né?
See You Again - Velozes e Furiosos 7 (2015)
Wiz Khalifa e Charlie Puth cantaram, juntos, um dos hits mais onipresentes nas rádios nos últimos anos: See You Again, que faz parte da trilha sonora de Velozes e Furiosos 7. A canção marca a despedida de Paul Walker da saga e, também, foi responsável por embalar a choradeira generalizada que ocorreu nas salas de cinema no mundo inteiro em 2015.
A música foi um fenômeno popular e o clipe dela, no YouTube, chegou a ostentar o título de vídeo mais visto da plataforma — hoje, é o quinto colocado, com mais de cinco bilhões de acessos. Mesmo assim, o som não foi lembrado no Oscar. Porém, recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e três ao Grammy.
Let It Go - Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
Febre entre a criançada — e os pais, que sabem de cor a letra —, Let It Go foi interpretada pela atriz e cantora Idina Menzel, que dublou a personagem Elsa na versão original do filme da Disney. Vencedora do Oscar e do Grammy, a canção foi um enorme sucesso e, até hoje, oito anos depois de seu lançamento, segue popular entre os pequenos. Em 2014, segundo dados da IFPI, foi um dos singles mais baixados. Nos canais oficiais da Disney no YouTube, a música soma bilhões de acessos — apenas em um deles, o vídeo possui 2,5 bilhões.
Happy - Meu Malvado Favorito 2 (2013)
Happy, composta e interpretada por Pharrell Williams, foi uma das músicas mais incansavelmente reproduzidas nas rádios e nas campanhas publicitárias na década passada. Criada originalmente para a animação Meu Malvado Favorito 2, a canção se tornou maior do que o filme e é utilizada sempre para exemplificar quando alguém está "feliz": nas formaturas, por exemplo, nunca falta.
Além disso, Happy chegou a ser indicada ao Oscar, mas perdeu para outro fenômeno que também está na lista: Let It Go. A música ainda foi uma das mais baixadas de 2014 e ficou no topo das paradas de sucesso por várias semanas.
Lose Yourself - 8 Mile: Rua das Ilusões (2002)
Você sabia que o Eminem tem um Oscar em sua prateleira? Pois é. O rapper norte-americano conquistou a estatueta pela música Lose Yourself, da qual é coautor. A canção, que conta a sua trajetória, embala o filme 8 Mile, que é quase biográfico e estrelado pelo cantor. Primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, o som se tornou um fenômeno e fez até com que a Academia se curvasse ao hip hop pela primeira vez. Além disso, a composição ganhou dois Grammys e entrou para a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.
I Don't Wanna Miss a Thing - Armageddon (1998)
O single interpretado pela banda de rock Aerosmith foi composto para a aventura espacial explosiva de Michael Bay, Armageddon, mas já chegou ao mundo no topo da parada de sucesso dos Estados Unidos Billboard Hot 100, sendo a primeira vez que o grupo conquistou tal feito. A repercussão foi estrondosa e rendeu indicação ao Oscar para a música, mas também uma nomeação ao Framboesa de Ouro.
My Heart Will Go On - Titanic (1997)
Um dos maiores filmes da história também conta com uma das músicas mais chicletes de todos os tempos: My Heart Will Go On, interpretada por Céline Dion. As vendas do single foram de mais de 18 milhões de cópias, sendo um dos maiores de todos os tempos. Obviamente, também esteve no topo das paradas musicais. Além de ser um fenômeno popular, a música ainda conquistou o Oscar — um dos 11 vencidos por Titanic —, bem como o Globo de Ouro e quatro prêmios Grammy.
Eye of the Tiger - Rocky III: O Desafio Supremo (1982)
Trilha de Rocky III, a música interpretada pela banda Survivor ficou no topo da parada de sucesso após o seu lançamento. Ela foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e, também, nomeada ao Grammy, mas acabou ficando sem prêmios. Porém, a canção virou um hino do esporte mundial, principalmente do boxe, e figurou nas trilhas sonoras de diversos outros filmes.