Em entrevista ao portal Daily Mail, Kate Winslet comentou sobre as cenas de sexo com Saoirse Ronan no filme Ammonite. Lançada no ano passado, a produção conta a história da paleontóloga Mary Anning (1799-1847) e seu relacionamento secreto com sua assistente pessoal Charlotte Murchison.
— Sempre foi muito claro para mim que elas devem ter vivido momentos muito passionais, e tanto eu quanto Saoirse queríamos mostrar isso — afirmou Kate. — Na idade que tenho hoje, foi muito bom fazer isso. Vivi momentos maravilhosos. Nunca havia feito uma cena de sexo tão intensa e autêntica.
A atriz conta que a cena foi coreografada por ela e Saoirse, com pouca interferência do diretor Francis Lee.
— Havia algo maravilhoso em ter essa linguagem compartilhada e igualitária com outra mulher — disse ela, acrescentando que o que permitiu que ela e Saoirse ajustassem a cena foi "saber o que as mulheres querem".
Hoje aos 45 anos, Kate já gravou cenas de nudez e sexo em outras ocasiões. Na entrevista, ela disse que ficou surpresa em conseguir exibir seu corpo na idade atual.
— Lembro-me de dizer: "Aqui estou, fazendo nudez aos 43. Como isso é possível?" — comentou, se referindo à idade em que tinha quando gravou a cena. — Eu juro, pensei que penduraria meu chapéu quando se tratasse de nudez na tela, mas fiquei surpresa com o que senti. Eu me senti muito bem com isso, realmente. Eu tenho todas as minhas marcas e cicatrizes, e estou mais velha. É um corpo diferente do que eu tinha há 20 anos.
A atenção dada à cena de sexo em Ammonite impressionou a atriz. Em entrevista ao jornal Digital Spy, Kate disse que a ideia do filme era naturalizar um relacionamento homossexual:
— Mas o que eu achei realmente impressionante é que as pessoas parecem falar sobre as cenas de amor no filme de uma forma muito mais focada, porque são duas mulheres. E estou lhe dizendo, com a mão no coração, nunca me fizeram o mesmo volume de perguntas sobre cenas de amor de natureza heterossexual, das quais já filmei muitas em minha vida.