O filme do diretor romeno Radu Jude, Bad Luck Banging or Loony Porn, recebeu nesta sexta-feira (5) o Urso de Ouro do Festival de Berlim. A cerimônia ocorreu em formato virtual devido à pandemia de coronavírus.
Bad Luck Banging or Loony Porn conta a história de uma professora que tem uma sextape vazada na internet. Com sátiras à Igreja, ao exército, aos novos ricos e aos ex-comunistas, o filme busca comparar a obscenidade de um vídeo pornô com a da sociedade romena.
— É um filme muito bem elaborado e em alguns momentos selvagem, inteligente e infantil (...) vibrante e ataca o espectador: não deixa ninguém indiferente — explicou o juri.
Por seu papel em I'm your Man, a atriz alemã Maren Eggert venceu o primeiro prêmio de interpretação de "gênero neutro" do festival, que acabou com a tradicional distinção entre melhor ator e atriz. Já a montagem do longa-metragem Una Película de Policías, do mexicano Alonso Ruizpalacios, recebeu o Urso de Prata de melhor contribuição artística.
A 71ª edição do Festival de Berlim teve uma programação reduzida por conta da pandemia. A primeira parte, que ocorreu entre 1 e 5 de março, foi para profissionais do setor, imprensa especializada e júri, cujos membros foram os únicos que se reuniram em Berlim para assistir aos filmes em uma sala de cinema. A segunda parte do festival ocorrerá em junho, com exibições ao ar livre abertas ao público e a festa de premiação, na qual serão entregues os prêmios presencialmente.
Confira a lista de premiados da 71ª edição do Festival de Berlim:
- Urso de Ouro de melhor filme: Bad Luck Banging or Loony Porn, de Radu Jude (Romênia)
- Grande Prêmio do Júri, Urso de Prata: Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
- Prêmio do júri, Urso de Prata: Mr Bachmann and His Class, de Maria Speth (Alemanha)
- Urso de Prata de melhor diretor: Dénes Nagy, por Natural Light (Hungria)
- Urso de Prata de melhor interpretação (prêmio de gênero neutro): Maren Eggert por seu papel em I'm your Man (Alemanha)
- Urso de Prata de interpretação em papel coadjuvante (prêmio de gênero neutro): a húngara Lilla Kizlinger por seu papel em Forest - I See you Everywhere
- Urso de Prata de contribuição artística: Yibrán Asuad pela montagem de Una Película de Policías de Alonso Ruizpalacios (México)
- Urso de Parta de roteiro: Introduction, de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)