Por imposição da pandemia, a 93ª cerimônia do Oscar foi transferida de 28 de fevereiro para 25 de abril. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas postergou o evento não só em razão da segurança dos participantes da festa, mas também para beneficiar filmes que tiveram suas estreias prejudicadas pelo fechamento das salas de cinema.
No entanto, já é possível vislumbrar algumas apostas que devem concorrer às principais estatuetas, tanto entre títulos que entraram em cartaz antes da pandemia ou na reabertura das salas quanto naqueles que chegaram ao público via streaming. Estão credenciados ainda filmes exibidos no formato drive-in.
O anúncio oficial de indicados ao prêmio está previsto para ocorrer no dia 15 de março. A cerimônia segue prevista para ser realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, onde tem sido realizada desde 2001. A seguir, confira algumas produções apontadas como possíveis candidatas ao Oscar 2021, especialmente na categoria de melhor filme.
Mank
Dirigido por David Fincher, o filme é baseado na história de Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), roteirista problemático que ajudou a criar o clássico Cidadão Kane (1941). O drama mostra a luta do autor contra o cineasta Orson Welles pelo crédito do texto. A produção é tida como um deleite para os apreciadores da era de ouro de Hollywood, tema que costuma agradar à Academia também. Após ter estreado em alguns cinemas em novembro, o longa chegou à Netflix nesta sexta-feira (4).
Nomadland
O drama dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao (que também poderá ser vista no comando de Os Eternos, da Marvel) já entra na corrida pelo Oscar tarimbado: venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, em 2020. O filme é estrelado por Frances McDormand, vencedora de duas estatuetas de melhor atriz, por Fargo, em 1997, e Três Anúncios Para Um Crime, em 2018. É uma forte candidata na categoria. Na trama, Frances vive uma nômade que cai na estrada após perder o marido e o emprego, durante a crise econômica de 2008. Estreia prevista no Brasil para 18 de março.
Minari
Aposta do estúdio A24, o mesmo de Moonlight (2016), que venceu três Oscar em 2017. Minari conta a história de uma família de ascendência sul-coreana que se muda para uma fazenda nos Estados Unidos. O filme aborda questões sobre família, tradição e o choque com os costumes americanos, mas é, sobretudo, um filme sobre imigrantes. No Festival de Sundance 2020, o filme venceu o Grande Prêmio do Júri e foi premiado pelo público. O drama é dirigido por Lee Isaac Chung, cineasta americano filho de pais coreanos. Sem previsão de estreia para o Brasil.
One Night in Miami
Estreia de Regina King (vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse) na direção de um longa. A trama imagina uma reunião, em uma noite de 1964, entre o boxeador Cassius Clay (Eli Goree), que logo adotaria o nome Muhammad Ali, o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) e o jogador de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge). O encontro acaba se tornando uma noite de reflexão sobre questões raciais. O filme deve chegar ao Amazon Prime Video no dia 15 de janeiro de 2021.
The Father
Um encontro de gigantes: o drama reúne a dupla oscarizada Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) e Olivia Colman (A Favorita), vivendo pai e filha. Ele está sofrendo os primeiros sintomas de demência, mas se recusa a deixar o apartamento onde passou a maior parte de sua vida. O personagem também suspeita que a filha está conspirando para interná-lo em um asilo. The Father marca estreia do dramaturgo e escritor francês Florian Zeller na direção de longa — adaptando uma peça de suas autoria. Estreia prevista no Brasil para 11 de março.
A Voz Suprema do Blues
Último filme de Chadwick Boseman, que morreu no final de agosto. Estrelado pelo astro de Pantera Negra e por Viola Davis, o longa entra no catálogo da Netflix em 18 de dezembro. Dirigido por George C. Wolfe (A Vida Imortal de Henrietta Lacks) e produzido por Denzel Washington, é uma adaptação da peça escrita por August Wilson. Ambientado na Chicago dos anos 1920, o filme acompanha momentos de tensão entre músicos de blues, entre eles a cantora Ma Rainey, vivida por Viola e o trompetista interpretado por Boseman.
Os 7 de Chicago
Filme baseado em fatos reais, mas romanceado para efeitos dramáticos. No comando do diretor Aaron Sorkin (A Grande Jogada), um elenco estelar com nomes como Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt e Michael Keaton. Ambientado no final dos anos 1960, a trama se passa durante um julgamento histórico. O governo americano acusa um grupo de pessoas de conspiração, por conta dos tumultos gerados por um grande protesto contra a Guerra do Vietnã, em Chicago, local em que era realizada a convenção nacional do Partido Democrata. Já está disponível na Netflix.
Outros candidatos
A Disney aposta alto na nova animação da Pixar, Soul, que estreia no dia 24 de dezembro na plataforma Disney+. Misturando comédia e thriller, Promising Young Woman é outro filme bem cotado, com Carey Mulligan (Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi) estrelando uma trama de vingança. Dirigido por Ryan Murphy (American Horror Story), a comédia musical A Festa de Formatura traz nomes como Nicole Kidman e Meryl Streep. Judas and The Black Messiah conta a história de Fred Hampton, presidente do Partido dos Panteras Negras, e é estrelado por Daniel Kaluuya (Corra!).