O Festival Cinema Negro em Ação anunciou as produções selecionadas para a sua primeira edição em lista publicada nesta quinta-feira (5). Das 280 obras inscritas na mostra competitiva, foram selecionados 33 concorrentes na categoria curta-metragem, cinco longas, 19 videoclipes e 16 na modalidade videoarte. A relação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado (cultura.rs.gov.br/producoes-selecionadas).
Realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o evento será realizado de 20 a 27 de novembro, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. O festival vai contar com 20 horas de programação, transmitida pela TVE RS e via tve.com.br/tve.ao.vivo. Ainda será possível acompanhar pela página da CCMQ no Facebook.
Em comunicado à imprensa, o diretor da CCMQ, Diego Groisman, destaca a importância da iniciativa, visto a falta de representatividade no audiovisual nacional e gaúcho.
“Viabilizar um evento que busca valorizar a produção audiovisual de pessoas negras é algo muito importante para a gente”, disse ele. “A Camila de Moraes, idealizadora e curadora do projeto, é a única mulher negra a dirigir um filme longa-metragem no circuito comercial brasileiro, nos últimos 35 anos, pelo menos. É um dado estarrecedor como este que nos mostra o quão importante é existir um evento como o I Festival Cinema Negro em Ação”, acrescentou.
Já a secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, tem grandes expectativas para o evento. “A Sedac se orgulha de promover este festival, que irá revelar uma novíssima produção, construindo empatias, empoderando e dando visibilidade a esses realizadores”, destacou.