O ator Keanu Reeves e a equipe de Matrix 4 foram alvos de polêmica na Alemanha, onde o longa está sendo filmado. Para celebrar o fim das gravações em Postdam, cidade a oeste de Berlim, eles promoveram uma festa para mais de 200 pessoas, o que está proibido no país por conta do aumento de casos de coronavírus.
De acordo com o jornal alemão Bild, os produtores teriam disfarçado a festa como se fosse uma filmagem, o que incomodou as autoridades locais. O evento teria contado com DJ, dançarinos e profissionais de pirotecnia. Havia também uma cabine com um tatuador profissional e food trucks servindo alimentos e bebidas para os convidados.
Protagonista do filme, Reeves compareceu na companhia de sua namorada, a artista plástica Alexandra Grant. Também estiveram no local a diretora do filme, Lana Wachowski, e sua irmã e produtora da obra, Lily Wachowski.
— O clima era exuberante — contou um convidado ao jornal. —Havia testes rápidos de covid-19 para todos na chegada, as pessoas precisavam entrar de máscaras, mas no interior não era obrigatório.
Uma porta-voz dos estúdios Warner Bros., a assessora Bian Makarewikz, explicou o evento:
— De acordo com a produção, foi o último dia de filmagem. Era uma cena de festa. Foram seguidas todas as normas de higiene. A produção decidiu deliberadamente pela filmagem dessa cena com muitas pessoas no último dia de gravação.
Ainda sem título oficial anunciado, Matrix 4 tem estreia marcada para dezembro de 2021. Além de Reeves, estarão de volta à franquia as atrizes Carrie-Anne Moss e Jada Pinkett Smith. Entre as novidades do elenco, estão os atores Jonathan Groff, Neil Patrick Harris e Yahya Abdul-Mateen II e as atrizes Jessica Henwick, Priyanka Chopra e Ellen Hollman.