Jude Law, que participou do filme Contágio (2011), revelou que o elenco foi alertado por cientistas sobre as grandes chances de uma futura pandemia. Em entrevista à GQ, em que fez um balanço sobre a própria carreira, o ator relembrou as conversas no set do longa-metragem de Steven Soderbergh:
— Havia com certeza o sentimento de que isso iria acontecer. Os grandes cientistas no set conosco, que tinham trabalho com Scott (Z. Burns), o roteirista, e com (o diretor) Steven Soderbergh, eram indivíduos muito instruídos e experientes que sabiam o que esperar, e todos eles disseram para nós que era uma questão de "quando" e não "se".
Inspirado em outro surto de coronavírus, o da sars no início dos anos 2000, Contágio voltou a fazer sucesso no início da pandemia graças às semelhanças com o momento atual, chegando a ser um dos filmes mais assistidos em plataformas de streaming.
Mesmo à época do lançamento, o filme já era reconhecido por sua verossimilhança, uma vez que esses consultores científicos participaram da produção. Questões como o tratamento da doença pela mídia, notícias falsas e o comportamento dos governos fazem parte da trama, que também aborda a busca por uma vacina.
— A forma como eles descreveram (a pandemia), que é exatamente como aconteceu, simplesmente fazia sentido — descreveu Law. — Quando 2020 começou e nós ouvimos o que estava começando a acontecer na China, e que logo se espalhou para o resto do mundo, foi como uma sirene de emergência. Infelizmente, eu não estava muito surpreso.
Confira a entrevista completa a seguir, em inglês: