Em uma entrevista à rede norte-americana ABC nesta terça-feira (24), Glenn Close disse que não entende como Fernanda Montenegro perdeu o Oscar de melhor atriz para Gwyneth Paltrow, em 1999. A artista, que já foi indicada sete vezes à categoria, mas nunca venceu, acredita que o poder econômico dos estúdios influencia na escolha dos jurados.
— Eu lembro aquele ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de Central do Brasil. Eu pensei: " o quê?" Isso não faz sentido — afirmou a atriz. — Eu acho que quem ganha tem muito a ver com como as coisas ocorreram. Se havia publicidade, quanto dinheiro havia para divulgação...
A declaração foi dada quando ela respondeu como encara a opinião dos outros sobre quem merece levar o prêmio. A fala repercutiu e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter no início desta tarde. Diversos usuários da redes sociais concordaram com a atriz.
Gwyneth Paltrow ganhou o Oscar de melhor atriz pela sua atuação em Shakespeare Apaixonado. À época, venceu Fernanda Montenegro, indicada por Central do Brasil, Meryl Streep, Emily Watson e Cate Blanchett.
Em outro momento da mesma entrevista, Glenn comentou as vezes em que foi indicada ao Oscar, como em 2019, quando concorria por A Esposa e perdeu a estatueta para Olivia Colman.
— Eu honestamente sinto que ser indicado pelos seus colegas é a melhor coisa — comentou.