Após a atriz Glenn Close revelar que apostava em Fernanda Montenegro para o prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 1999 e lamentar o caso dizendo que "não fazia o menor sentido" o acontecido com a categoria naquele ano, a atriz brasileira falou sobre a polêmica premiação.
— Eu lembro aquele ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de Central do Brasil. Eu pensei: "O quê?". Isso não faz sentido. Eu acho que quem ganha tem muito a ver com como as coisas ocorreram. Se havia publicidade, quanto dinheiro havia para divulgação... — afirmou Glenn.
A declaração foi dada quando ela respondeu como encara a opinião dos outros sobre quem merece levar o prêmio. A fala repercutiu e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Diversos usuários das redes sociais concordaram com a atriz.
Em entrevista a Pedro Bial, Fernanda discordou de Glenn e disse que quem deveria ter levado o prêmio naquele ano deveria ter sido Cate Blanchett.
— Por que eu, por exemplo, teria dado a Blanchett. Ela fez duas Elizabeths naquele ano extraordinárias — revelou.
A atriz brasileira agradeceu Close e disse que o fato de uma atriz como ela relembrar de seu trabalho 21 anos depois da premiação já é um grande prêmio.
Fernanda, 91 anos, é a única atriz brasileira indicada ao Oscar por atuação em língua portuguesa. À epóca, foi Gwyneth Paltrow quem levou a estatueta de melhor atriz por sua atuação em Shakespeare Apaixonado. Esta foi a única estatueta de Paltrow. A decisão repercutiu em nível internacional e Oscar foi acusado de boicote ao filme Central do Brasil, que também concorreu na categoria Melhor Filme de Língua Não Inglesa.