O 1º Festival Cinema Negro em Ação apresentou os seus premiados na noite da última sexta-feira (27). Com transmissão ao vivo pela TVE-RS, a solenidade foi conduzida pelas jornalistas Fernanda Bastos e Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac e coordenadora de comunicação do evento, e a curadora do festival e cineasta Camila de Moraes.
O evento foi realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pelo Instituto Estadual de Cinema (IECine), e teve mais 20 horas de programação da TVE com exibições de curtas e longas. Na premiação principal, o Festival Cinema Negro em Ação consagrou Raízes como o melhor longa-metragem. Os diretores Simone Nascimento e Wellington Amorim também receberam um prêmio de residência no Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias, na Colômbia.
Como melhor curta nacional, o prêmio foi entregue a Entremarés, dirigido por Anna Andrade, de Pernambuco. Na mesma categoria local, Flamingos, de José Pedro Minho Mello, foi o vencedor. Assim como os idealizadores de Raízes, o cineasta também ganhou um prêmio de residência do festival colombiano de cinema.
Nos postos dedicados a videoclipes, o festival premiou Você Bagunçou Comigo – Hyago Sebaz feat. Allvdin, dirigido por Jessica Lauane, do Maranhão, como o melhor vídeo nacional; e Cristal – Ashley Banks, de Cleverton Borges, na categoria local.
Na categoria videoarte local, Valéria Barcellos ganhou o troféu e o prêmio de R$ 5 mil em locação de equipamentos pela produção Rituais Virtuais. Na classificação nacional, Marvin Pereira, da Bahia, venceu por Marvin.gif PART II. Este posto também teve categoria internacional, conquistada por Terra Assunção, de Portugal, pela composição Travessia.
Juliana Balhego foi consagrada como a melhor roteirista do festival e, além do prêmio, ganhou um ano de aceleração de carreira no Instituto Dona de Si, da atriz e escritora Suzana Pires.