A morte do ator Sean Connery gerou comoção nas redes sociais neste sábado (31). Artistas e personalidades compartilharam textos emocionados em seus perfis para marcar a despedida do escocês de 90 anos, que ficou conhecido mundialmente por interpretar James Bond, o 007, no cinema.
Outros destaques da trajetória do ator foram os longas O Homem que Queria Ser Rei, O Nome da Rosa, Os Intocáveis e Caçada ao Outubro Vermelho. Em quase 60 anos de carreira, Connery atuou em mais de 90 filmes e venceu 37 prêmios.
Inspiração para as gerações de atores seguintes, o escocês recebeu homenagens de nomes como Daniel Craig, Hugh Jackman, Gina Carano e Robert Carlyle. Algumas personalidades brasileiras, como Luciano Huck e Maitê Proença também se pronunciaram. Confira abaixo.
Daniel Craig, ator e atual intérprete de James Bond
O artista divulgou um comunicado à imprensa internacional no qual afirma que Connery é "um dos verdadeiros grandes nomes do cinema". "Sir Sean Connery será lembrado como Bond e muito mais. Ele definiu uma época e um estilo. A inteligência e o charme que ele retratou na tela podiam ser medidos em megawatts; ele ajudou a criar o blockbuster moderno. Ele continuará a influenciar atores e cineastas por muitos anos. Meus pensamentos estão com sua família e entes queridos. Onde quer que ele esteja, espero que haja um campo de golfe", diz a nota.
Hugh Jackman, ator
"Eu cresci idolatrando Sean Connery. Uma lenda na tela e fora dela. Descanse em paz".
Gina Carano, atriz
"Ele era único. Descanse em paz, Sean Connery."
Sam Neill, ator
"Todo dia no set com Sean Connery era uma lição objetiva de como agir na tela. Mas todo aquele carisma e poder - isso era totalmente único do Sean. Descanse em paz, grande homem, grande ator."
George Takei, ator
"Sean Connery era uma lenda do cinema, mesmo em seus anos dourados. Nossos 'laços' mais fortes foram formados por ele e eram 'intocáveis'. Ele morreu hoje aos 90 anos, um herói até o fim."
Luciano Huck, apresentador
Robert Carlyle, ator
"Descanse em paz, Sir Sean Connery, um pioneiro, uma verdadeira lenda e um cavalheiro".
Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia
"Fiquei com o coração partido ao saber esta manhã do falecimento de Sir Sean Connery. Nossa nação hoje lamenta um de seus filhos mais amados".
Maitê Proença, atriz
Stephen King, escritor
"Sean Connery em seu primeiro papel principal, como um boxeador fracassado. Ele era um bom ator e, segundo muitos relatos, um cara bom"