O pai do cineasta Steven Spielberg, Arnold Meyer Spielberg, morreu nesta terça-feira (25), aos 103 anos. Em comunicado da família, publicado na página da produtora cinematográfica do filho, a informação é de que ele morreu de causas naturais, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Arnold também ficou conhecido por ser pioneiro na área de design de computadores. Na década de 1960, ele ajudou a projetar o computador GE-225, que permitiu aos pesquisadores desenvolverem posteriormente a ferramenta de codificação conhecida como BASIC, que inaugurou a era dos computadores pessoais.
Além disso, foi um dos grandes incentivadores do filho Steven a seguir sua paixão por cinema e o ajudou, aos 17 anos, a produzir Firelight, um filme de 135 minutos. Nesse projeto, o cineasta escreveu, dirigiu, editou e compôs a trilha sonora. O longa foi exibido em Phoenix em 1964.
Nascido em 6 de fevereiro de 1917, em Cincinnati, Arnold era apaixonado por invenções caseiras, curiosidades científicas e histórias - o que foi transmitido aos filhos Steven, Anne, Nancy e Sue.