Há 30 anos, o filme Uma Linda Mulher (1990), de Gary Marshall, ganhava espaço na tela do cinema. Estrelado por Richard Gere e Julia Roberts, o longa foi um sucesso de bilheteria e se tornou um clássico do mundo moderno. A trama conta a história de Vivian (Julia Roberts), uma prostituta que é contratada pelo rico empresário Edward (Richard Gere), para acompanhá-lo em jantares e encontros empresariais. O casal acaba se apaixonando.
Para relembrar um pouco mais do universo do filme, separamos algumas curiosidades sobre o longa e sua produção, como a recusa inicial de Richard Gere para fazer o papel, até o dente quebrado do ator durante as filmagens. Confira:
Sem final feliz
O filme não pretendia se tornar uma comédia romântica. No roteiro original, Edward jogaria Vivian para fora do carro, com o dinheiro que devia a ela pelo final de semana de serviços, e os dois não ficariam juntos. Além disso, a amiga de Vivian, Kit (Laura San Giacomo), morreria de overdose. As coisas só mudaram quando a Disney se tornou a produtora do longa.
Julia Roberts? Quem é essa?
Julia Roberts teve de fazer o teste para interpretar a personagem duas vezes. A Disney tinha receios de contratar a atriz, que era pouco conhecida no cenário hollywoodiano. Antes de ser escalada para o papel, duas outras atrizes foram contatadas para o trabalho, mas ambas recusaram, então sobrou para Julia.
Outro nome
O título original seria Três Mil Dólares, uma referência ao valor que Edward pagou pelos serviços de Vivian durante o final de semana. O título atual, Uma Linda Mulher, foi acertado com as mudanças do roteiro, e chama muito mais a atenção para as transformações que a personagem viveu.
Richard Gere não queria o papel
Garry Marshall sabia que o ator era perfeito para o papel, mas foi difícil de convencê-lo a aceitar. Gere não acreditava que seria bom para o personagem, e só aceitou depois que Julia Roberts pediu que ele cedesse, com um post-it em que ela escreveu "diga sim".
Julia Roberts não tinha carteira, mas...
A atriz, que tinha 21 anos na época das filmagens, não tinha carteira de motorista e nem sabia dirigir, mas arriscou e realmente conduziu o Lotus Esprit de Edward.
Um banho de espuma que não deu muito certo
A famosa cena em que Vivian se diverte em um banho de espuma foi um desastre para o cabelo da atriz, que perdeu a coloração ruiva por conta da quantidade de detergentes que foi necessário aplicar na água para que ela fizesse muita espuma. A equipe teve de tingir novamente os fios de Roberts em caráter de emergência para seguir as gravações.
Sem continuação
Richard Gere, Julia Roberts e Garry Marshall prometeram não fazer uma sequência para o filme, a menos que os três estivessem trabalhando juntos novamente. Apesar do sucesso, isso realmente não aconteceu. Mas a reunião se deu em outro filme: Noiva em Fuga (1999).
Richard Gere contribuiu com a trilha sonora
A cena em que seu personagem aparece tocando piano foi idealizada pelo ator, que compôs uma das músicas do filme.
Ferrari e Porsche não quiseram participar
As marcas de carros foram cogitadas para serem os veículos nas cenas em que Edward apresenta seu carrão, sinal de ostentação e luxo. Entretanto, ambas as empresas não queriam seus produtos vinculados à imagem de prostituição que Vivian representava. O carro escolhido para a gravação, o Lotus Esprit, teve suas vendas aumentadas após o sucesso do filme.
A briga entre Edward e Stuckey teve danos reais
A cena em que Edward flagra Stuckey (Jason Alexander) tentando investir contra Vivian e os dois trocam agressões, foi mais real do que deveria: Gere quebrou um dos dentes molares. Na gravação, é possível perceber o ator passando a língua no local para avaliar os estragos.