A felicidade pode ser encontrada nas horas mais difíceis, se você se lembrar da luz. Com esta frase, o bruxo Dumbledore, da saga Harry Potter, fala sobre tempos ruins a serem encarados com esperança. E este será o espírito da programação do Drive-in Air Festival no sábado (1º) e domingo (2), no estacionamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em meio a esse momento difícil da pandemia, a proposta do evento é levar energia positiva aos fãs da saga, com exibição de dois filmes e atrações temáticas relacionadas ao universo mágico criado pela escritora britânica J.K. Rowling.
A celebração ocorre em época apropriada: nesta sexta-feira (31), Harry Potter completa 40 anos — conforme a história de J.K. Rowling, o bruxo nasceu em 31 de julho de 1980.
A festa de aniversário começa no sábado, a partir das 18h, com o set temático da DJ Ana Rolloff. A seguir, o quarteto de cordas Malus, formado por alunos de institutos de música da capital, apresentará mais de 10 músicas que integram as trilhas sonoras dos oito filmes da franquia.
Uma das integrantes do Malus, a violonista Julia Varini, 22 anos, garante que a expectativa está alta por ser uma "baita oportunidade" de aquecer a sua paixão pela saga mágica, da qual é fã desde os cinco anos de idade. Ela está animada para vestir sua indumentária e homenagear o personagem que marcou sua vida.
— Todos nós precisamos de magia em nossas vidas, ainda mais a partir desse universo tão fantástico que foi criado. Cada personagem me ensinou muito, desde persistência à força de seguir em frente — conta Julia.
Após o quarteto de cordas, o grupo Triluxo – formado por três drag queens – deve divertir os presentes com releituras de cenas do universo mágico em meio a referências da cultura pop. Uma das brincadeiras, por exemplo, é o momento em que o Potter bebe a poção polissuco (no segundo livro da saga): mas em vez de se transformar em outro bruxo, como na obra, ele vira Britney Spears e canta e dança o hit Toxic.
— A ideia é sempre essa: brincar com o universo de uma forma que o público consiga interagir, com memórias de outras áreas. Tem dado muito certo — diverte-se a drag Seripha Sigma, uma das integrantes do Triluxo.
Para fechar a primeira noite, será exibido Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, penúltimo filme da franquia. Já no segundo dia, a programação repete suas atrações, com novas músicas do quarteto de cordas e um show diferente das drags do Triluxo. O filme também muda: Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, que finalizou a adaptação da saga para os cinemas, em 2011, será projetado na telona do drive-in.
Representatividade
O Triluxo é um trio de drags que, nos últimos dois anos e meio, tem realizado paródias ao universo Harry Potter em eventos e na MagicCon – convenção de fãs sediada em Porto Alegre e considerada uma das maiores do Brasil. Para Seripha, o show tem sido uma oportunidade para inserir o tema da representatividade na saga que fala tão bem sobre amor e valores importantes para a sociedade.
— No nosso show, vemos famílias, crianças e pessoas que não iriam em um show de drag. É muito importante seguirmos com esse trabalho levando a mensagem de diversidade — acredita Seripha.
No entanto, não tem sido fácil seguir com o modelo. Em junho, J.K. Rowling foi acusada de transfobia ao ter republicado um artigo que questionava o fato de transexuais serem mulheres ou não. "Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos discutirem significativamente suas vidas", escreveu a britânica, em sua conta no Twitter, afirmando ainda que era "empática" a transsexuais, mas que nenhuma delas poderia compreender o que é "ser mulher".
A situação pegou a comunidade LGBT+ de surpresa. Seripha confessa que foi um “baque” e que o grupo pensou em deixar de fazer o show. A situação até afetou sua visão a respeito da série:
— Como fã, eu diria para ela tentar reler a própria obra e absorver as mensagens que ela mesma escreveu, de amor, de aceitação, de aceitar o diferente. Ela olhar em volta dela o que está causando. É uma questão de empatia, de se colocar no lugar do outro, ainda mais quando a comunidade é uma das mais vulneráveis em todos os sentidos da vida.
A parceira de palco, a drag Lo Litta, concorda com a opinião de Seripha e com o "cancelamento" promovido nas redes sociais contra a escritora. Para a drag, Rowling não se mostra aberta ao diálogo. Mesmo assim, Lo Litta se esforça para separar as memórias que tem com a saga de como a britânica tem se portado:
— Os fãs são muito além da autora, e tenho amigos que fiz graças à história dela, que confio muito. Por isso, independente do que ela diga, Harry Potter trouxe muitos laços importantes de afeto para a minha vida, e isso acaba sendo muito melhor que a obra — finaliza a drag.
Drive-in Air Festival
- Porto Alegre Airport - Estacionamento 4 (Avenida. Severo Dullius, 800 - São João, Porto Alegre – RS)
- Ingressos entre R$ 40 e R$ 160 (por carro e por sessão)
- Em cada carro é permitido até quatro pessoas do mesmo convívio;
- Vendas: www.driveinairfestival.com.br
Programação
Sábado
- 18h – Abertura dos portões + Set Bruxo com a DJ Ana Roloff
- 19h – Quarteto de Cordas Malus com o show Especial Mundo Geek
- 20h – Show Triluxo – Drag Queens no Mundo Bruxo
- 20h30min – Exibição do filme Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 1
Domingo
- 18h – Abertura dos portões + Set Bruxo com a DJ Ana Roloff
- 19h – Quarteto de Cordas Malus com o show Especial Mundo Geek
- 20h – Show Triluxo – Drag Queens no Mundo Bruxo
- 20h30min – Exibição do filme Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 2