O presidente Jair Bolsonaro indicou ao Senado os nomes de Edilásio Santana Barra Júnior, o pastor Tutuca, e de Veronica Brendler, diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão, para a direção da Agência Nacional do Cinema, a Ancine.
As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (21). Os nomes precisam ser aprovados pelo Senado.
Apresentador, ator, jornalista e também bispo, Edilásio Barra assumiu no ano passado a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Ancine, responsável pela gestão do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
O Fundo Setorial é o principal mecanismo de fomento direto à indústria do cinema e do audiovisual no país. Tutuca já havia sido indicado, no primeiro semestre de 2019, a um cargo na pasta da Cidadania.
À frente da pasta naquele momento, Osmar Terra queria colocá-lo na direção da Secretaria de Audiovisual, vinculada à Secretaria Especial de Cultura, mas houve resistência mesmo entre bolsonaristas. Terra, então, recuou, mas, em julho, acabou dando a Tutuca o cargo de diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais.
Tutuca teve sua carreira marcada por trabalhos na televisão, primeiramente como ator, depois como apresentador. Foi um dos fundadores, em 2011, da Igreja Continental do Amor de Jesus, que tem sede no Rio de Janeiro, da qual é pastor. Também se candidatou a vereador pelo PSD na capital fluminense em 2012.
Já Veronica Brendler apresenta-se nas redes sociais como produtora cultural, cineasta, assessora de imprensa e diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão.
Em seu currículo, apresenta-se como produtora cultural "com mais de 80 projetos aprovados na Lei Rouanet", iniciativa de fomento à cultura que sempre foi alvo de críticas de Bolsonaro. Ela também cita elaboração de projetos culturais, ambientais, esportivos e cinematográficos.
Diz, ainda, ser palestrante sobre Lei Rouanet e elaboração de projetos, roteirista, diretora de produção do filme O Reencontro do Amor, além de ter realizado a 1ª Mostra de Cinema Cristão, 30 encontros de cineastas cristãos e de dirigir a Escola de Cinema Cristão.