Com cachês volumosos e fama internacional , os maiores atores de Hollywood costumam competir nas categorias principais do Oscar. Mas a edição de 2020 da premiação destaca uma curiosidade que vem marcando a temporada de premiações da indústria cinematográfica, por reunir na categoria de melhor ator coadjuvante uma time de pesos-pesados: Al Pacino, Joe Pesci, Brad Piit, Anthony Hopkins e Tom Hanks, todos já ganhadores da estatueta.
Pacino e Pesci disputam o prêmio por O Irlandês; Pitt está indicado por Era Uma Vez… em Hollywood ; Tom Hanks, por Um Lindo Dia na Vizinhança; e Anthony Hopkins, por Dois Papas. Todos eles têm múltiplas indicações ao prêmio e já levaram pelo menos uma estatueta para casa.
Pitt, entretanto, nunca venceu como intérprete — ganhou como produtor de 12 Anos de Escravidão, melhor filme em 2014. Pitt soma sete indicações à estatueta, a quarta como ator — concorreu antes duas vezes como protagonista (Moneyball e O Curioso Caso de Benjamin Button) e uma como coadjuvante (12 Macacos). Pitt é o favorito na disputa, pelo histórico nas premiações prévias ao Oscar.
Embora estivesse há 27 anos sem receber uma indicação ao Oscar, Al Pacino é figurinha repetida na premiação: concorre pela nona vez. Em 1993, realizou a proeza de ganhar na categoria principal, por Perfume de Mulher, e ser indicado como coadjuvante por Sucesso a Qualquer Preço. Antes disso, havia disputado quatro vezes como protagonista e duas como coadjuvante, a primeira delas em 1973, por O Poderoso Chefão.
Indicado cinco vezes ao Oscar de melhor ator, Tom Hanks venceu duas vezes consecutivas a estatueta, em 1994 e 1995, por Forrest Gump e Filadélfia. Um Lindo Dia na Vizinhança marca sua primeira vez na categoria de coadjuvante.
Eu sua quinta indicação, Anthony Hopkins foi premiado como protagonista em 1992, por O Silêncio dos Inocentes. Depois disso, concorreu como ator principal duas vezes e outras duas como coadjuvante. Estava há 23 anos sem participar da festa.
Joe Pesci é o único dos cinco nome que costuma concorrer na categoria de coadjuvante. Foi indicado três vezes, todas em filmes de Scorsese. Venceu em 1991, por Os Bons Companheiros. A primeira em parceria com o diretor foi em 1981, em Touro Indomável.
A cerimônia de premiação do Oscar será realizada no dia 9 de fevereiro, nos Estados Unidos. Confira a lista completa de indicados aqui.