A atriz e cantora Olivia Newton-John foi condecorada pela rainha Elizabeth II da Inglaterra, de acordo com a lista tradicional de distinções reais do Ano-Novo, publicada nesta sexta-feira (27). O título de Dama Comandante Honorária da Ordem do Império Britânico foi atribuído por seu envolvimento na luta contra o câncer e contribuição às artes.
Natural de Cambridge, na Inglaterra, Olívia foi com a família para a Austrália quando era criança. Anos depois virou uma estrela ao protagonizar, ao lado de John Travolta, o filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina, em 1978.
Em 2018, a artista revelou que teve câncer pela terceira vez, depois de um diagnóstico de câncer de mama em 1992 e um tumor no ombro em 2013. Na década de 1990, ela passou a trabalhar com associações que combatem a doença.
Outros homenageados com o título de Cavaleiro foram o diretor Sam Mendes, de 54 anos, que ganhou o Oscar em 2000 por dirigir Beleza Americana e o diretor de cinema Steve Rodney McQueen, de 50 anos, vencedor do Oscar por 12 Anos de Escravidão (2013). Já o cantor Elton John, de 72 anos, foi elevado a membro da Ordem dos Companheiros de Honra, por sua longa e determinante contribuição às artes.
No total, a rainha distinguiu 1.097 pessoas por contribuições em diversas áreas neste fim de ano.