O nome de Julia Roberts foi considerado em Hollywood para protagonizar um filme no papel da célebre abolicionista norte-americana Harriet Tubman (1822 - 1913). Quem fez a afirmação à imprensa norte-americana foi o produtor de uma nova cinebiografia de Tubman, Gregory Allen Howard.
Ele disse que a atriz foi considerada para esse trabalho quando o filme estava em fase de planejamento, há 25 anos.
— O clima em Hollywood era muito diferente — afirmou.
O roteirista, que estudou a vida de Harriet ainda na faculdade e tinha um sonho de transformar a história em um filme, ainda contou que um outro produtor, que estava na reunião de discussão sobre o projeto, apontou que Julia Roberts era branca e Harriet, negra.
— O chefe do estúdio disse: "Isso faz muito tempo. Ninguém vai notar a diferença" — contou Howard, sem citar nomes.
Não foram revelados detalhes, nem mesmo se Julia Roberts chegou a receber o convite para protagonizar a ativista nos cinemas. Após mais de duas décadas, neste ano o roteirista conseguiu produzir o filme da forma que queria. A atriz britânica Cynthia Erivo dá vida à ativista. Harriet estreia no Brasil em 2020.
Quem foi Harriet Tubman
Figura lendária da história dos Estados Unidos, Harriet Tubman conseguiu escapar da escravidão e se tornou organizadora de uma rede de missões de resgate durante a Guerra Civil, salvando cerca de 70 pessoas da escravidão e levando para casas de apoio.
Reações
Internautas usaram as redes sociais para criticar a escolha de uma mulher branca para interpretar uma ativista negra. Confira as reações: