Apesar de ser um craque do futebol, ele é indisciplinado e polêmico dentro e fora de campo. Marrento e mimado, o astro tem uma vida dividida entra a extravagância e a confusão por onde passa. Ao seu redor, os "parças" se aproveitam da comodidade que sua riqueza proporciona. Também há um pai que tira casquinha da grana. Parece a descrição de certas estrelas futebolísticas, mas em Desafio de um Campeão (em cartaz a partir desta quinta-feira, 17) um professor entra em cena para educar o "menino".
Dirigido por Leonardo D'Agostini, que estreia no comando de um longa, a comédia dramática italiana explora o universo futebolístico e todos os seus clichês para contar uma história de redenção por meio da educação. O craque em questão é Christian Ferro (Andrea Carpenzano), astro indisciplinado da Roma. Para colocá-lo nos eixos, o presidente do clube decide que Ferro precisará realizar provas semanais para poder entrar em campo e, no final, obter um diploma.
Como professor particular, Valerio Fioretti (Stefano Accorsi) é escalado. Trata-se de um mestre solitário e abalado emocionalmente. Ao perceber que o jovem não consegue absorver os ensinamentos de um jeito convencional, mas mostrando ter uma forma diferente de inteligência, ele aplica um método singular para lecionar ao boleiro.
Os dois desenvolvem um vínculo entre mestre e aluno, e Ferro até melhora sua performance em campo. Porém, a relação se complica ao se aproximarem demais.
Transformação
É possível pensar em Fioretti como um John Keating, o professor de Sociedade dos Poetas Mortos (1989), que transforma a vida de seu aluno por meio de lições incorporadas ao cotidiano. Desafio de um Campeão é um filme seguro em sua mensagem: a educação para transformar uma vida. Porém, é um longa previsível, que não foge do óbvio tanto no desenrolar da trama quanto em sua cinematografia. A trilha sonora, que muitas vezes envereda para um indie rock datado à la Fifa Soccer (franquia de games de futebol), soa deslocada.
Outro ponto que destoa também é o esquecimento, no roteiro, da personagem Alessia (Ludovica Martino), que vive um romance com Ferro, mas subitamente é jogada para escanteio. De qualquer maneira, Desafio de um Campeão funciona com um entretenimento, que não chega a se tornar obrigatório entre os filmes futebolísticos, mas é uma boa opção para se assistir despretensiosamente.
Em cartaz no Espaço Itaú (13h20, 15h20, 19h40).