A Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista de filmes habilitados para representar o Brasil na premiação do Oscar. São 12 longas na disputa, e o escolhido concorre na categoria de melhor filme internacional da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles.
Entre os títulos está Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que recebeu o prêmio do júri no Festival de Cannes deste ano e venceu como melhor filme no 23º Festival de Cinema de Lima. O longa abriu a programação do 47º Festival de Cinema de Gramado na última sexta-feira (16). No Brasil, o filme estreia em 29 de agosto.
Também na disputa, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, ganhou melhor filme na seção paralela Um Certo Olhar do festival francês.
O filme Legalidade, dirigido por Zeca Brito, também figura na lista. No filme, o ator Leonardo Machado, que morreu em 2018, interpreta Leonel Brizola para contar a história do movimento de resistência encabeçado pelo governador do Rio Grande do Sul em 1961.
Os cineastas Anna Layert e David Shürmann fazem parte da comissão especial que escolhe o vencedor, que será anunciado em 27 de agosto. No ano passado, O Grande Circo Místico foi o selecionado entre 22 títulos, mas ficou de fora do Oscar.
O anúncio dos filmes estrangeiros que irão concorrer ao Oscar sai em 13 de janeiro de 2020, e a cerimônia de entrega da premiação mais cobiçada da sétima arte está marcada para 19 de fevereiro, em Los Angeles.
Confira a lista completa
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Los Silencios, de Beatriz Seigner
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz
Sócrates, de Alex Moratto
A Última Abolição, de Alice Gomes
A Voz do Silêncio, de André Ristum
Bio, de Carlos Gerbase
Legalidade, de Zeca Brito
Humberto Mauro, de André Di Mauro
Espero Tua (Re)Volta, de Eliza Capai
Chorar de Rir, de Toniko Melo
Simonal, de Leonardo Domingues