Os fãs de Star Wars tiveram muito o que comemorar nos últimos anos. Desde que a Lucasfilm foi comprada pela Disney em 2012, levando na carona todos os direitos da obra de George Lucas, o estúdio do Mickey produziu quatro novos longas dentro do universo espacial original — O Despertar da Força, Os Últimos Jedi, Rogue One e Han Solo. Estas novas produções, entretanto, tiveram seus altos e baixos. Enquanto a nova trilogia, estrelado por Rey (Daisy Ridley), foi um sucesso de bilheteria e deve ter seu último capítulo nos cinemas em dezembro deste ano, os spin-off tiveram um destino diferente.
A história dos rebeldes que conseguiram interceptar os planos da estrela da morte, em Rogue One - Uma História Star Wars (2016), rendeu uma bilheteria significativa de US$ 1,056 bilhão e foi um consenso entre crítica e público; mas apenas dois anos mais tarde, após confusões nos bastidores e troca de diretores durante as gravações, as origens de Han Solo — um dos personagens mais queridos da saga original, interpretado então por Harrison Ford — faturou apenas US$ 392,9 milhões e ligou um alerta para a Disney, que desistiu por hora de outros projetos da saga no cinema (como as esperadas aventuras de Obi-Wan Kenobi, que chegaram a ser cogitadas).
Ainda assim, os fãs ainda podem esperar por duas novas produções no universo de Star Wars nos próximos meses. Abaixo, veja o que já se sabe sobre cada uma delas.
Star Wars: A Ascensão Skywalker
O episódio IX de Star Wars chega aos cinemas em dezembro deste ano, com direção de J.J. Abrams, responsável pelo Despertar da Força, e o primeiro teaser já deixou muitas questões em aberto. Após a República ser facilmente submetida à Primeira Ordem, a aliança rebelde vai conseguir trazer liberdade de volta à galáxia? No Twitter, Mark Hamill, que interpreta Luke, também entrou na brincadeira: "Agora serão meses de especulação só para começar. Esse Skywalker é Kylo? Leia? Anakin? Luke? Um Skywalker desconhecido? Rey é uma Skywalker?".
The Mandalorian
Pela primeira vez, o universo de George Lucas também será apresentado em uma série live-action. Ambientada entre os eventos de O Retorno do Jedi, quando a Resistência finalmente consegue derrubar o Império, e O Despertar da Força, quando a Primeira Ordem ameaça a Nova República, a trama acompanha um pistoleiro solitário nos cantos mais esquecidos da galáxia. O protagonista de Mandalorian é do mesmo planeta que Jango e Boba Fett, personagens importantes do universo expandido de Star Wars.
Criada e produzida por Jon Favreau, diretor de Homem de Ferro (2008), em parceria com o criador de Star Wars: Rebels e Star Wars: The Clone Wars, Dave Filoni, a série deverá ser lançada exclusivamente na plataforma de streaming da Disney, em novembro.