A saga dos Skywalker pode estar perto do fim nos cinemas, mas os fãs de Star Wars ainda poderão ver, na TV, muito mais do universo expandido criado por George Lucas. A série The Mandalorian, novo spin-off (atração derivada) da franquia, teve detalhes revelados na semana passada na convenção Star Wars Celebration, realizada em Chicago (EUA). O projeto, ambicioso na escala e na escolha do elenco e da equipe técnica, é um western futurista contando as aventuras nos confins da galáxia de um pistoleiro solitário e de moral questionável.
A história começa cinco anos após os acontecimentos do filme O Retorno de Jedi (1983), no qual se viu a queda do Império e o triunfo final dos rebeldes. É, portanto, uma narrativa bem anterior ao atual momento da franquia no cinema, antes do surgimento da Primeira Ordem, dirigida pelo líder supremo Snoke (Andy Serkis).
A produção é uma parceria entre dois bem-sucedidos diretores do cinema-pipoca: o ator e diretor Jon Favreau, que deu a partida no hoje bilionário Universo Cinematográfico Marvel, com Homem de Ferro, em 2008, e Dave Filoni, criador da aclamada animação Star Wars Rebels.
The Mandalorian terá oito episódios, que serão disponibilizados em 12 de novembro nos Estados Unidos, marcando a estreia da plataforma de streaming Disney+.
Uma volta às raízes com clima de faroeste
Favreau e Filoni apresentaram detalhes do projeto, incluindo os principais nomes do elenco. O protagonista, um mandaloriano (um caçador de recompensas do mesmo planeta do icônico coadjuvante da saga Boba Fett), será vivido pelo chileno Pedro Pascal (de Game of Thrones e Narcos). O elenco conta ainda com nomes como Gina Carano (lutadora de MMA transformada em atriz de filmes de ação), Carl Weathers (o Apollo da série Rocky), Giancarlo Esposito (o Gus Fringe de Breaking Bad), Nick Nolte e até o consagrado diretor alemão Werner Herzog).
A expansão do universo de Star Wars para outras mídias não é uma novidade. É um campo em que a franquia foi pioneira. Nascida no cinema, em 1977, como Guerra nas Estrelas, a saga logo se expandiu para livros, quadrinhos, desenhos animados e diversos produtos da cultura pop. Esta, no entanto, é a primeira vez em mais de 40 anos que a criação de George Lucas ganha uma série televisiva live-action (com atores).
Entrevistas concedidas por Favreau e pelo elenco ao longo da Star Wars Celebration sugeriram que a produção aproveitará o novo protagonista, um pistoleiro de moral ambígua, para dar à série um tom aparentado ao dos clássicos westerns, algo que casa com a abordagem inicial de Lucas.
The Mandalorian será um dos carros-chefes do serviço de streaming da Disney, que será lançado em nos Estados Unidos em novembro, com a promessa de 25 séries e 10 filmes originais no primeiro ano de atividade. Outra aposta da plataforma é uma série de animação derivada da animação clássica da Pixar Toy Story.