Conhecida nos Estados Unidos por investigar fenômenos paranormais ao lado do marido entre os anos 1950 e 1980, Lorraine Warren morreu nesta quinta-feira (18), aos 92 anos. Ela e Ed Warren, morto em 2006, inspiraram o casal formado por Patrick Wilson e Vera Farmiga na franquia de terror Invocação do Mal. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em 1927 em Connecticut, Lorraine alegava ser clarividente e médium. Ela e o marido, Ed, veterano da Segunda Guerra Mundial, se envolveram com centenas de casos misteriosos no Estados Unidos. Em 1952, chegaram a fundar a New England Society for Psychic Research, conhecido como um grupo de caça-fantasmas.
Um dos casos mais curiosos que o casal de investigadores buscou compreender foi o da boneca Annabelle. De acordo com relatos dos próprios caça-fantamas, em 1968 duas garotas surgiram dizendo que sua boneca, Raggedy Ann, estava possuída pelo espírito de uma jovem chamada Annabelle Higgins. Ed e Lorraine pegaram o brinquedo para estudos e o deixaram em um lugar chamado Museu Oculto dos Warren. O episódio é retratado no filme Invocação do Mal, de 2013, e também rendeu o filme derivado da história original, Annabelle (2014).
O Museu Oculto é outra excentricidade que compõe a vida dos Warren. O lugar é uma casa na cidade de Monroe, também em Connecticut, que guarda diversos objetos curiosos, como caveiras.
A história e as aventuras do casal são retratados na biografia Ed & Lorraine Warren - Demonologistas. A demonologia é o nome dado à atividade de pesquisar sobre demônios.
A morte de Lorraine foi registrada pela atriz Vera Farmiga, que no filme Invocação do Mal tem a personagem diretamente inspirada na veterana caça-fantasmas: usa o mesmo nome, assim como seu companheiro, interpretado por Patrick Wilson. "Minha querida amiga Lorraine Warren se foi. De um profundo sentimento de tristeza surge um profundo sentimento de gratidão. Fui tão abençoada por tê-la conhecido e tenho a honra de retratá-la", escreveu Vera no Twitter.
Neto de Lorraine, Chris McKinnell pediu que a avó fosse lembrada pela "bela alma". "Ontem à noite, minha avó, Lorraine Warren, silenciosamente e pacificamente nos deixou para se juntar ao seu amado Ed. Ela estava feliz e rindo até o final. Era meu anjo e minha heroína e fará falta. Junte-se a nós para celebrar sua vida e honrar sua bela alma. Lembre-se de valorizar aqueles que você ama enquanto puder. Obrigado e que Deus abençoe a todos", escreveu no Facebook o neto.