O Festival de Cannes anunciou na manhã desta quinta-feira (18) a sua programação para a edição que se realiza de 14 a 25 de maio, na França. A lista de concorrentes à Palma de Ouro, na mostra principal do evento, traz o nome do brasileiro Kleber Mendonça Filho. O diretor pernambucano apresentará no festival seu terceiro longa-metragem, Bacurau, realizado em parceria com Juliano Dornelles.
Mendonça disputou a Palma de Ouro em 2016, com Aquarius, em participação que ficou marcada pelos protestos dele e de sua equipe contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Previsto para ser lançado no Brasil no segundo semestre do ano, Bacurau foi rodado no Sertão do Seridó, divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. O filme combina registros de faroeste, aventura e ficção científica para contar a história dos moradores de um lugarejo às voltas com a morte, aos 94 anos, de uma mulher forte e querida. Dias depois, percebem que a comunidade não consta mais nos mapas.
No elenco estão nomes como a estrela Sônia Braga, parceira de Kleber em Aquarius, e o alemão Udo Kier. Juliano Dornelles, codiretor do longa, assinou o design de produção de Aquarius e de O Som ao Redor (2013), longa de estreia de Mendonça.
Entre outros diretores que estarão na competição da mais prestigiada seleção de Cannes, estão o espanhol Pedro Almodóvar, o canadense Xavier Dolan, o britânico Ken Loach, os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne e o americano Terrence Malick.
O Brasil marca presença na lista também com a coprodução internacional O Traidor, dirigido pelo italiano Marco Bellocchio, sobre o refúgio no país do mafioso Tommaso Buscetta, interpretado por Pierfrancesco Favino. A atriz Maria Fernanda Cândido faz o papel da terceira esposa do fugitivo.
Outros dois filmes que estarão presentes em Cannes contam com a produção do brasileiros Rodrigo Teixeira, de Me Chame pelo Seu Nome, ambos na mostra paralela Um Certo Olhar: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, do cearense Karim Aïnouz, com Fernanda Montenegro, e Port Authority, da americana Danielle Lessovitz.
A lista dos concorrentes à Palma de Ouro não traz o último longa de Quentin Tarantino, Era uma vez em... Hollywood, como era especulado. Mas o filme ainda pode ser incluído nos próximos dias.
- The Dead Don't Die, de Jim Jarmusch (Estados Unidos)
- Dolor y Gloria, de Pedro Almodóvar (Espanha)
- O Traidor, de Marco Bellocchio (Itália)
- The Wild Goose Lake, de Diao Yinan (China)
- Parasite, de Bong Joon Ho (Coreia do Sul)
- Le jeune Ahmed, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)
- Roubaix, une Lumière, de Arnaud Desplechin (França)
- Atlantic, de Mati Diop (França/Senegal)
- Matthias & Maxime, de Xavier Dolan (Canadá)
- Little Joe, de Jessica Hausner (Áustria)
- Sorry We Missed You, de Ken Loach (Grã-Bretanha)
- Les Misérables, de Ladj Ly (França)
- A Hidden Life, de Terrence Malick (Estados Unidos)
- Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Brasil)
- The Gomera, de Corneliu Porumboiu (Romênia)
- Frankie, de Ira Sachs (Estados Unidos)
- Portrait de la Jeune Fille en Feu, de Céline Sciamma (França)
- It Must be Heaven, de Elia Suleiman (Palestina)
- Sibyl, de Justine Triet (França)