Realizado no último domingo (6), o Globo de Ouro foi marcado por surpresas, como o triunfo da cinebiografia Bohemian Rhapsody, que recebeu o maior prêmio da noite, de melhor filme de drama. Um dos termômetros para o Oscar, que acontece em 24 de fevereiro, a premiação destacou produções ainda inéditas no Brasil e outras fora de cartaz. Alguns dos filmes e séries, contudo, estão disponíveis para o público gaúcho. A seguir, veja onde assisti-los.
Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer
Cinebiografia da banda Queen, venceu na categoria de melhor drama, o prêmio mais importante da noite, e de melhor ator de drama, com Rami Malek – que vive o lendário vocalista Freddie Mercury.
– Obrigado a Freddie Mercury por me dar a alegria da vida. Isso é para você! – disse Malek ao receber o prêmio.
Onde assistir
Em exibição no GNC Moinhos (quinta-feira a domingo), Cinemark Barra Sul (sexta-feira) e GNC Praia de Belas (sábado)
Roma (Roma), de Alfonso Cuáron
O longa original da Netflix conquistou dois Globos de Ouro, de melhor diretor e melhor filme estrangeiro. A produção é uma homenagem de Alfonso Cuáron às mulheres de sua família, que o criaram no começo dos anos 1970 no bairro homônimo da Cidade do México. Em preto e branco, é um tributo carregado de beleza e emoção.
Onde assistir
Disponível na Netflix
A Esposa (The Wife), de Björn Runge
Filme sueco que rendeu o prêmio de melhor atriz em drama para Glenn Close. Na trama, uma mulher reflete sobre as escolhas que fez na vida enquanto seu marido escritor ganha o prêmio Nobel.
Onde assistir
Em cartaz no Espaço Itaú, GNC Moinhos e Guion Center
Homem Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse), de Peter Ramsey, Bob Persichetti e Rodney Rothman
Vencedor na categoria de melhor filme de animação, a história mostra o sucessor do Homem-Aranha, que descobre que existem outros super-heróis como ele circulando em diferentes dimensões.
Onde assistir
Em exibição no Cinemark Ipiranga e Barra Shopping Sul, Arcoplex Boulevard e Rua da Praia, Cineflix Total, Cinépolis João Pessoa, GNC Lindoia, Praia de Belas e Iguatemi, Cinespaço Wallig e Espaço Itaú.
O Método Kominsky
Consagrada melhor série de comédia do ano, a produção também rendeu um Globo de Ouro de melhor ator para Michael Douglas. De Chuck Lorre (Two and a Half Man e The Big Bang Theory), a obra mostra a vida do ator veterano Sandy Kominsky, que após uma breve carreira de sucesso, se torna instrutor de novos talentos em Hollywood. Ao lado de seu fiel amigo e agente, ele enfrenta as dificuldades de envelhecer em uma cidade dominada pela beleza e juventude.
Onde assistir
Disponível na Netflix
Próximas estreias
American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace — 17 de janeiro
Vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor série limitada ou filme para TV, a obra é a segunda parte de American Crime Story. Com nove episódios produzidos e exibidos originalmente pela FX, o criador Ryan Murphy mostra por que ficou conhecido no gênero: mesclando drama e suspense. A nova leva de episódios explora o assassinato do estilista italiano Gianni Versace, morto em 1997 pelo americano Andrew Cunanan. Estreia em 17 de janeiro na Netflix.
A Favorita (The Favourite), de Yorgos Lanthimos — 24 de janeiro
Com cinco indicações, o drama de época de Yorgos Lanthimos recebeu o prêmio de melhor atriz para Olivia Colman. Baseado em uma história real, é um conto sobre decepção e luxúria na realeza britânica do século XVIII. O trio de atrizes que estrela a trama recebeu três indicações: Olivia Colman como rainha Ana, e Rachel Weisz e Emma Stone como as mulheres que disputam a sua atenção.
Green Book: O Guia (Green Book), de Peter Farrelly — 24 de janeiro
Uma comédia inusitada sobre um pianista negro nos Estados Unidos dos anos 1960 que contrata um segurança ítalo-americano como motorista para uma turnê pelo sul do país, dividido por questões raciais. A produção foi consagrada melhor filme de comédia ou musical e também recebeu os prêmios de melhor roteiro (Brian Hayes Currie, Peter Farrelly e Nick Vallelonga) e melhor ator coadjuvante (Mahershala Ali);
Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk), de Barry Jenkins — 24 de janeiro
O mais recente filme do diretor de Moonlight: Sob a luz do luar, vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, conta a história de um jovem casal negro apaixonado que vive no Harlem, em Nova York, nos anos 1970, e os obstáculos em seu caminho, em uma adaptação de um romance de James Baldwin. Regina King recebeu o prêmio de atriz coadjuvante.
Vice, de Adam McKay — 31 de janeiro
Ultrapassando o favorito da crítica e do público, Nasce Uma Estrela, o filme de Adam McKay recebeu o maior número de indicações, sendo finalista em seis categorias do Globo de Ouro, incluindo melhor filme de comédia, mas apenas Christan Bale foi premiado, como melhor ator. A produção apresenta um forte olhar sobre o poderoso vice-presidente de George W. Bush, Dick Cheney.