Neste domingo (6), ocorre a cerimônia do Globo de Ouro, abrindo a temporada de premiações de 2019 em Hollywood e, por vezes, traça o caminho para o Oscar. Os prêmios serão entregues por uma miríade de estrelas durante um jantar de gala realizado no luxuoso hotel Hilton em Beverly Hills, um show de três horas televisionado a partir das 22h(horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal pago TNT.
A premiação tem categorias separadas para dramas e musicais/comédias, o que significa uma gama maior de filmes na seleção final.
A cerimônia será apresentada pela atriz Sandra Oh, indicada pelo aclamado drama de TV Killing Eve, e pelo ator de comédia Andy Samberg, da série Brooklyng Nine-Nine.
Veja os destaques deste ano:
Vice (Backseat), de Adam McKay
Ultrapassando o queridinho da crítica e do público Nasce Uma Estrela, o filme de Adam McKay recebeu o maior número de indicações, sendo finalista em seis categorias do Globo de Ouro, incluindo melhor filme de comédia. A produção apresenta um forte olhar sobre o poderoso vice-presidente de George W. Bush, Dick Cheney, interpretado por Christian Bale. A obra conseguiu o trio de indicações de atuação para o próprio Bale, para a co-estrela Amy Adams como sua esposa, Lynne, e Sam Rockwell, como Bush.
Indicações: melhor filme de comédia/musical; melhor diretor (Adam McKay); melhor roteiro (Adam McKay); melhor ator (Christian Bale); melhor atriz coadjuvante (Amy Adams); melhor ator coadjuvante (Sam Rockwell).
Nasce Uma Estrela (A Star is Born), de Bradley Cooper
Nasce uma Estrela, sucesso de crítica e bilheteria estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper, veio logo atrás de Vice, com cinco indicações. Além de melhor filme de drama, Cooper também é finalista em duas categorias pelo longa, como diretor e ator, e Lady Gaga concorre como melhor atriz e melhor canção original (Shallow). O coadjuvante Sam Elliott, que interpreta o irmão de Cooper, entretanto, foi deixado de lado.
Indicações: melhor filme de drama; melhor diretor (Bradley Cooper); melhor atriz (Lady Gaga); melhor ator (Bradley Cooper); melhor canção original (Shallow, de Lady Gaga).
A Favorita (The Favourite), de Yorgos Lanthimos
Também com cinco indicações, o drama de época de Yorgos Lanthimos, baseado em uma história real, é um conto sobre decepção e luxúria na realeza britânica do século XVIII. O trio de atrizes que estrela a trama recebeu três indicações: Olivia Colman como rainha Ana, e Rachel Weisz e Emma Stone como as mulheres que disputam a sua atenção.
Indicações: melhor filme de comédia/musical; melhor roteiro (Deborah Davis & Tony McNamara); melhor atriz (Olivia Colman); melhor atriz coadjuvante para (Emma Stone e Rachel Weisz).
Green Book: O Guia (Green Book), de Peter Farrelly
Uma comédia inusitada sobre um pianista negro nos Estados Unidos dos anos 1960 que contrata um segurança ítalo-americano como motorista para uma turnê pelo sul do país, dividido por questões raciais. Finalista como melhor filme de comédia ou musical, as duas estrelas do filme, Viggo Mortensen e Mahershala Ali, também foram indicadas por suas atuações.
Indicações: melhor filme de comédia/musical; melhor diretor (Peter Farrelly); melhor roteiro (Brian Hayes Currie, Peter Farrelly e Nick Vallelonga); melhor ator (Viggo Mortensen); melhor ator coadjuvante (Mahershala Ali);
Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman), de Spike Lee
A história real de um policial negro que se infiltrou na Ku Klux Klan com a ajuda de um parceiro branco recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro. O filme concorre na categoria de melhor drama e Spike Lee como melhor diretor.
Indicações: melhor filme de drama; melhor diretor (Spike Lee); melhor ator (John David Washington); melhor ator coadjuvante (Adam Driver).
O Retorno de Mary Poppins (Mary Poppins Returns), de Rob Marshall
A nova aposta da Disney é finalista em quatro categorias. No filme, Emily Blunt interpreta a famosa Mary Poppins, praticamente perfeita em todas as formas. O retorno da babá mágica ocorre em uma Londres abalada pela Grande Depressão, na qual ela ajuda os agora adultos Michael e Jane Banks.
Indicações: melhor filme de comédia/musical; melhor atriz (Emily Blunt); melhor ator (Lin-Manuel Miranda); melhor trilha sonora original (Marc Shaiman).
Pantera Negra (Black Panther), de Ryan Coogler
O grande sucesso da Marvel em 2018 recebeu três indicações ao Globo de Ouro. No longa, Pantera Negra, além de lutar ao lado dos Vingadores, também é o herdeiro da secreta e avançada nação de Wakanda.
Indicações: melhor filme de drama; melhor trilha sonora original (Ludwig Göransson); melhor canção original (All the Stars).
Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk), de Barry Jenkins
O último filme do diretor de Moonlight: Sob a luz do luar, vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, conta a história de um jovem casal negro apaixonado que vive no Harlem nos anos 1970, e os obstáculos em seu caminho, em uma adaptação de um romance de James Baldwin.
Indicações: melhor filme de drama; melhor roteiro (Barry Jenkins); melhor atriz coadjuvante (Regina King).
Bohemian Rhapsody (Bohemian Rhapsody), de Bryan Singer
O filme que narra a trajetória do polêmico líder do Queen, Freddie Mercury, foi indicado como melhor filme de drama. Rami Malek, que deu vida ao astro, também foi indicado como melhor ator.
Indicações: melhor filme de drama; melhor ator (Rami Malek);
Surpresas
Os membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que escolhem os vencedores, também tendem a honrar o inesperado. Willem Dafoe, por exemplo, foi indicado ao prêmio de melhor ator em filme de drama por sua interpretação de Vincent van Gogh em No Portal da Eternidade. Já Roma, o mais recente de Alfonso Cuarón, que deve ser uma das principais produções no Oscar, recebeu três indicações - melhor filme estrangeiro, melhor diretor e melhor roteiro.
Novos rostos na disputa televisiva
O Globo de Ouro também premia os melhores da televisão - apesar de parecer um pouco redundante depois do Emmy, em setembro, com a repetição de muitos dos seus indicados. Mas o prêmio também olha para os programas que foram ao ar tarde demais para a disputa do Emmy.
O vencedor do Emmy, The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, liderou com quatro indicações. Entre as novidades, contudo, a minissérie da HBO Sharp Objects, o drama da Amazon Homecoming, estrelado por Julia Roberts, e a comédia The Kominsky Method, da Netflix, também foram indicados.
As indicações desta quinta-feira foram apresentadas antes do amanhecer na Califórnia pelos atores Leslie Mann (Bem-vindo ao Marwen), Terry Crews (Brooklyn Nine-Nine), Danai Gurira (Pantera Negra) e Christian Slater (Mr Robot).
A 76ª edição do Globo de Ouro acontece no dia 6 de janeiro em Beverly Hills. As indicações ao Oscar serão feitas após a cerimônia, em 22 de janeiro.
Lista de Indicados
Melhor filme de drama
"Pantera Negra"
"Infiltrado na Klan"
"Bohemian Rhapsody"
"If Beale Street Could Talk"
"Nasce Uma Estrela"
Melhor filme de comédia ou musical
"Podres de Ricos"
"O Retorno de Mary Poppins"
"Vice"
"Green Boook - O Guia"
"A Favorita"
Melhor ator de filme de drama
Bradley Cooper, de "Nasce Uma Estrela"
Willem Dafoe, de "At Eternity's Gate"
Lucas Hedges, de "Boy Erased: Uma Verdade Anulada"
Rami Malek, de "Bohemian Rhapsody"
John David Washington, de "Infiltrado na Klan"
Melhor atriz de filme de drama
Glenn Close, de "A Esposa"
Lady Gaga, de " Nasce Uma Estrela"
Nicole Kidman, de "O Peso do Passado"
Melissa McCarthy, de "Poderia Me Perdoar?"
Rosamund Pike, de "A Private War"
Melhor ator de filme de comédia ou musical
Christian Bale, "Vice"
Lin-Manuel Miranda, "O Retorno de Mary Poppins"
Viggo Mortensen, "Green Book - o Guia"
Robert Redford, "The Old Man & The Gun"
John C. Reilly, "Stan & Ollie"
Melhor atriz de filme de comédia ou musical
Emily Blunt, de " O Retorno de Mary Poppins"
Olivia Colman, de "A Favorita"
Elsie Fisher, de "Eight Grade"
Charlize Theron, de "Tully"
Constance Wu, de "Podres de Ricos"
Melhor ator coadjuvante em filme
Mahershala Ali, de "Green Book - O Guia"
Timothee Chalamet, de "Querido Menino"
Adam Driver, de "Infiltrado na Klan"
Richard E. Grant, de "Poderia Me Perdoar?"
Sam Rockwell, de "Vice"
Melhor atriz coadjuvante em filme
Amy Adams, de "Vice"
Claire Foy, de "O Primeiro Homem"
Regina King, de "If Beale Street Could Talk"
Emma Stone, de "A Favorita"
Rachel Weisz, de "A Favorita"
Melhor diretor em filme
Bradley Cooper, de "Nasce Uma Estrela"
Alfonso Cuaron, de "Roma"
Peter Farrelly, de "Green Book - O Guia"
Spike Lee, de "Infiltrado na Klan"
Adam McKay, de "Vice"
Melhor filme em língua estrangeira
"Capernaum" (Líbano)
"Girl" (Bélgica)
"Never Look Away" (Alemanha)
"Roma" (México)
"Shoplifters" (Japão)
Melhor animação
"Os Incríveis 2"
"Ilha de Cachorros"
"Mirai"
"WiFi Ralph"
"Homem-Aranha no Aranhaverso"
Televisão
Melhor série de drama
"The Americans" (FX)
"Bodyguard" (Netflix)
"Homecoming" (Amazon)
"Killing Eve" (BBC America)
"Pose" (FX)
Melhor ator de drama
Jason Bateman, "Ozark"
Stephan James, "Homecoming"
Richard Madden, "Bodyguard"
Billy Porter, "Pose"
Matthew Rhys, "The Americans"
Melhor atriz de drama
Caitriona Balfe, "Outlander"
Elisabeth Moss, "The Handmaid's Tale"
Sandra Oh, "Killing Eve"
Julia Roberts, "Homecoming"
Keri Russell, "The Americans"
Melhor série de comédia ou musical
"Barry" (HBO)
"The Good Place" (NBC)
"Kidding" (Showtime)
"The Kominsky Method" (Netflix)
"The Marvelous Mrs. Maisel" (Amazon)
Melhor ator de série de comédia ou musical
Sacha Baron Cohen, "Who Is America"
Jim Carrey, "Kidding"
Michael Douglas, "The Kominsky Method"
Donald Glover, "Atlanta"
Bill Hader, "Barry"
Melhor atriz de série de comédia ou musical
Kristen Bell, "The Good Place"
Candice Bergen, "Murphy Brown"
Alison Brie, "GLOW"
Rachel Brosnahan, "The Marvelous Mrs. Maisel"
Debra Messing, "Will & Grace"
Melhor série limitada ou filme para a TV
"The Alienist" (TNT)
"The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story" (FX)
"Escape at Dannemora" (Showtime)
"Sharp Objects" (HBO)
"A Very English Scandal" (Amazon)
Melhor ator de série limitada ou filme para a TV
Antonio Banderas, "Genius: Picasso"
Daniel Bruhl, "The Alienist"
Darren Criss, "The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story"
Benedict Cumberbatch, "Patrick Melrose"
Hugh Grant, "A Very English Scandal"
Melhor atriz de série limitada ou filme para a TV
Amy Adams, "Sharp Objects"
Patricia Arquette, "Escape at Dannemora"
Connie Britton, "Dirty John"
Laura Dern, "The Tale"
Regina King, "Seven Seconds"