O anti-herói dos quadrinhos da Marvel Deadpool está de volta aos cinemas. Era uma Vez um Deadpool, protagonizado por Ryan Reynolds, que dá vida ao mercenário Wade Wilson, é a história do segundo filme com o personagem, lançado em maio deste ano, com as partes mais pesadas cortadas e substituídas por intervenções de Deadpool contando a trama a um homem que já foi um dos garotos mais famosos da televisão: o ator Fred Savage, 42 anos, conhecido pela série Anos Incríveis (1988-1993). Nesses momentos, personagens soltam piadas e comentários sobre pontas soltas do roteiro de Deadpool 2.
Em Deadpool 2, o elenco ganhou a adição do ciborgue do futuro Cable (Josh Brolin), do jovem mutante Firefist (Julian Dennison) e do grupo X-Force, composto por Dominó (Zazie Beetz), Zeitgeist (Bill Skarsgård), Bedlam (Terry Crews) e Peter (Rob Delaney). O roteiro foi assinado por Reynolds ao lado Rhett Reese e Paul Wernick, dupla responsável pelo primeiro longa, em 2016.
Com classificação livre, a adaptação também é uma forma de levar as crianças para acompanhar as aventuras sangrentas do personagem, já que o material com palavrões e nudez foi retirado. Mas o humor sarcástico e agressivo de Deadpool permanece o mesmo, embora amenizado.
Este longa não interfere na continuação da história. Deadpool 3, com previsão de lançamento para 2022, ainda não tem anúncios formais sobre quais caminhos o personagem fanfarrão pode tomar, mas o ator Terry Crews lembrou, em uma entrevista ao Slashfilm, que seu personagem não aparece morto, mas sim sendo socorrido. Sua participação no próximo filme pode indicar nova reunião do X-Force.
Criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, em 1991, Deadpool é inspirado em Slade Wilson, o Exterminador, vilão dos Novos Titãs, com um uniforme que faz referência ao Homem-Aranha. Em 1998, pelas mãos de Joe Kelly e Ed McGuinness, as histórias passaram a ter o humor satírico e metalinguístico que se tornaram marcas no cinema, em que Deadpool muitas vezes conversa com o público sobre absurdos do filme, passagens constrangedoras da carreira de Ryan Reynolds e até a confusa cronologia das demais produções dos X-Men pelos estúdios Fox.
Era Uma Vez Um Deadpool, de David Leitch
Ação, EUA, 2018, 116 minutos. 13 anos