O filme sobre a história de João de Deus, que já estava em fase de pós-produção, foi suspenso após o médium ser acusado de abuso sexual por mais de 300 mulheres. Os casos vieram a tona depois das denúncias no programa Conversa com Bial da última sexta-feira (7). Segundo informações do colunista Leo Dias, agora o projeto será revisto e incluirá as acusações contra o protagonista.
João de Deus: O Filme recebeu autorização para captar até R$ 4 milhões de renúncia fiscal via leis de incentivo à cultura. Segundo a Agência Nacional do Cinema, a produção retrataria a trajetória de João de sua infância até as primeiras manifestações de seus "dons".
Esta não será a primeira obra sobre João de Deus. Em maio deste ano, foi lançado o documentário João de Deus - O Silêncio É uma Prece, do diretor carioca Candé Salle. A produção mostra depoimentos de pacientes e registra cirurgias espirituais realizadas na Casa Dom Inácio, em Abadiânia (GO).
No início da semana, entretanto, a distribuidora brasileira Paris Filmes retirou o documentário de todas suas plataformas digitais, também em função das denúncias contra o médium.