Quando Lindsay Lohan pisou pela primeira vez nos corredores da escola em que filmou Meninas Malvadas, ela não imaginava que estaria se tornando o ícone de uma geração. O longa-metragem de 2004, roteirizado por Tina Fey, é recordado até hoje por ser uma gigantesca fonte de memes e por mostrar os desafios da adolescência de uma forma sarcástica (e até dura).
O dia 3 de outubro se tornou uma data marcante para os jovens e adolescentes que gostam de rever o filme, ainda mais quando é reexibido na Sessão da Tarde ou através de plataformas de streaming. Mas, afinal, o que torna o terceiro dia do décimo mês tão especial para os amantes da produção?
Para quem não assistiu, um breve resumo é necessário: Cady Heron (vivida por Lindsay Lohan) é uma jovem que acaba de se mudar para os Estados Unidos, depois de uma temporada na África - seus pais são pesquisadores. É a primeira vez que ela pisa em uma escola. Perdida e com os medos adolescentes (ou seriam infantis?!), Cady irá descobrir que o ensino médio é o verdadeiro reflexo das personalidades diferentes da faixa etária: existe o grupo dos nerds, dos esportistas, das patricinhas e dos alternativos.
Logo de cara, a personagem de Lindsay faz amizade com Janis Ian (Lizzy Caplan) e Damian (Daniel Franzese), dois jovens desconexos e pouco preocupados com rótulos. Ao mesmo tempo, Cady acaba formando laços com Regina George (Rachel McAdams) e suas duas melhores amigas, Gretchen Wieners (Lacey Chabert) e Karen Smith (Amanda Seyfried). O trio de garotas — as chamadas "poderosas" — traduz as preocupações de patricinhas ao pé da letra: o tempo todo, suas maiores urgências estão ligadas ao visual, a maquiagem, a popularidade e, é claro, aos garotos.
Com a oportunidade na palma da mão, Cady, Jais e Damian se unem para transformar a vida de Regina e suas seguidoras em um verdadeiro pandemônio. As situações vividas e o roteiro do filme, mesmo que teatral demais em alguns momentos, causam boas risadas e são um entretenimento de primeira.
Por que 3 de outubro?
Em uma das cenas de Meninas Malvadas, Cady está distraída dentro da sala de aula, quando recebe uma pergunta de Aaron Samuels (Jonathan Bennett):
— Qual dia é hoje?
— Três de outubro — responde Cady.
A resposta simples e a troca de olhares causa o inevitável: a garota se apaixona por Aaron, que é ex-namorado de Regina George. E como diz a regra do trio das poderosas: é proibido se apaixonar ou gostar do namorado da amiga.
Este fato, como é esperado, vai provocar uma reviravolta na trama. A cena e a data marcaram os fãs, que tornaram 3 de outubro o dia universal do filme nas redes sociais.
Comemoração extra há dois anos
Poderia ser apenas mais um 3 de outubro normal, mas a data em 2018 teve um valor ainda mais especial para os fãs de Meninas Malvadas. Isto tudo porque, ao ser integrante das poderosas, a pessoa precisa seguir regras para poder participar do grupo sem ser julgada.
Em uma das cenas — ainda na primeira conversa de Cady com as "rainhas" do colégio —, as garotas falam que gostariam de vê-la almoçando com elas no dia seguinte, mas com uma regra importante:
— Nas quartas, nós usamos rosa — avisa Karen.
Estava feita a coincidência mais esperada e amada pelos viciados da produção: o dia 3 de outubro, em 2018, caiu exatamente em uma quarta-feira. Em 2020, no entanto, a celebração caiu num sábado. Já em 2021, um domingo.
Outros memes
As situações de Meninas Malvadas, que vão desde festas na casa dos estudantes a apresentações de Natal no final de ano, geraram uma série de memes nas redes sociais. Certa vez, a Embaixada de Israel utilizou um gif de Regina George para responder Supremo Líder do Irã.
Posicionando contra a Grande Marcha do Retorno, peregrinação palestina da Faixa de Gaza até a fronteira de Israel, o Supremo Líder do Irã escreveu: "Nosso posicionamento contra Israel é o mesmo que sempre tivemos. Israel é um tumor cancerígeno malígno na região oeste da Ásia que precisa ser removido e erradicado: é possível e pode acontecer".
Em resposta, o perfil no Twitter de Israel utilizou uma imagem de Regina: "por que você é tão obcecada por mim?"
Além disso, outras falas dos mais variados personagens viralizaram nas redes. "Isso é tão barro", dito por Gretchen quando algo é muito bonito ou empolgante; "Você não pode fazer isso, é suicídio social!", quando o trio impede Cady de se inscrever no clube de matemática; "Você não pode sentar com a gente", quando Regina extrapola as regras; e tantas outras frases são usadas pelos internautas em diferentes situações.
Em meio a guerra dos streamings, o dia 3 de outubro pode ser celebrado com tranquilidade: a Amazon Prime Vídeo, a HBO Max e o Globoplay estão com o filme disponível em seus catálogos. Isso é tão barro!