O trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald está causando uma série de discussões nas redes sociais. O longa-metragem, que é uma espécie de spin-off da saga Harry Potter, foi acusado por fãs de estar sendo racista ao colocar a personagem Nagini, uma cobra, para ser interpretada por uma asiática.
Indignados com a atitude do estúdio, fãs do universo mágico enviaram tuítes para a escritora e roteirista J.K. Rowling. "Ouça Joanne, entendemos. Você não incluiu representatividade o suficiente quando escreveu os livros. Mas de repente fazer da Nagini uma mulher coreana é um lixo. Representação como uma reflexão tardia para ganhar pontos não é uma boa representação", escreveu uma usuária.
A britânica, que é autora de Animais Fantásticos e dos livros da saga Harry Potter, respondeu: "A Naga é uma criatura mítica, parecida com uma cobra, que faz parte da mitologia da Indonésia, por isso o nome Nagini. Às vezes essas criaturas são descritas como aladas e às vezes como metade humanas e metade cobras. A Indonésia compreende algumas centenas de grupos étnicos, incluindo javaneses, chineses e betawis. Tenha um ótimo dia".
Veja as publicações:
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald conta a história de Alvo Dumbledore (Jude Law), que irá capitanear o antigo aluno Newt Scamander (Eddie Redmayne) para acabar com o plano de Grindelwald (Johnny Depp). O bruxo do mal quer elevar os bruxos de sangue puro para dominar todos os seres não-mágicos.
O filme estreia no dia 15 de novembro deste ano.