A lista de filmes foi atualizada no dia 11 de junho de 2019.
Em mais um Dia dos Namorados, é impossível ignorar o clima que a data traz. Para comemorar, nada melhor que uma sessão especial na Netflix, de preferência com a amada ou o amado ao lado. Para evitar a procura interminável do que assistir neste 12 de junho, GaúchaZH separou uma lista com 12 filmes para curtir o dia.
Histórias de amor romântico podem ser às vezes engraçadas e às vezes sofridas, mas todas são definitivamente emocionantes. Por isso, a coleção reúne clássicos de diferentes gerações — basta escolher a sua preferida, dar play e se divertir.
Confira a lista completa:
1. Para Todos os Garotos que Já Amei
Inspirado no livro homônimo de Janny Han, publicado no Brasil em 2015, o filme traz Lana Condor e Noah Centineo nos papéis de Lara Jean e Peter Kavinsky. Na trama, acostumada a escrever cartas de amor secretas para os rapazes por quem já esteve apaixonada, a jovem fica apavorada quando as declarações chegam de fato até os remetentes e engata um namoro falso com o rapaz, para contornar o incidente.
2. Questão de Tempo
Richard Curtis, o diretor de clássicos do gênero como Quatro Casamentos e Um Funeral (1994) e Simplesmente Amor (2003), conta a incrível história de um homem capaz de viajar no tempo, voltando sempre para pontos chave de sua própria vida. Do melhor primeiro encontro possível até a prevenção de tragédias familiares, a habilidade parece uma grande dádiva — até ele perceber os efeitos colaterais de alterar o próprio passado. Com Domhnall Gleeson, Bill Nighy e Rachel McAdams.
3. Um Lugar Chamado Notting Hill
Outra obra icônica de Curtis, a comédia romântica traz Julia Roberts como uma estrela de Hollywood que acaba se encantando por um tímido e atrapalhado dono de uma pequena livraria de Londres, interpretado por Hugh Grant. Com vidas absolutamente desiguais, os encontros entre os dois são sempre interrompidos pela turbulência na vida dela, marcada pelos excessos de uma grande celebridade perseguida pela mídia. Aconselhado por um grupo de amigos ímpar, o livreiro precisa descobrir se está disposto a arriscar sua tranquilidade pelo amor da atriz. Tudo isso no simpático e peculiar distrito de Notting Hill.
4. Doce Lar
Melanie (Reese Whiterspoon) fugiu de uma pequena cidade no Alabama para realizar seu sonho de ser uma estilista na cidade grande. Tudo vai bem em sua vida em Nova York, até seu namorado — bonito, rico e encantador, interpretado por Patrick Dempsey — a pedir em casamento. Para firmar o compromisso em cartório, ela precisa retornar ao seu antigo lar no interior dos Estados Unidos para finalmente se separar oficialmente de seu namorado da juventude (Josh Lucas), com quem tem vários assuntos inacabados.
5. O Amor Não Tira Férias
O Amor Não Tira Férias (2006) acompanha o Natal de Amanda Woods (Cameron Diaz) e Iris Simpkins (Kate Winslet). Elas não têm absolutamente nada em comum. Uma vive em uma mansão na ensolarada Los Angeles, na Califórnia, e a outra em uma pequena casa de campo, no interior na Inglaterra. Entretanto, quando Iris descobre que o homem que ela ama vai se casar com outra mulher e Amanda se dá conta de que seu namorado está sendo infiel, as duas decidem que precisam de uma pausa em suas vidas. A solução? Aproveitar as comemorações de final de ano e viver uma na casa da outra.
6. Perfeita Pra Você
Casal de amigos desde a infância, Abbie (Gugu Mbatha-Raw) e Sam (Michiel Huisman) acreditam ser alma gêmeas. Tudo muda quando um deles recebe a notícia de que tem câncer terminal.
7. Querido John
Em licença das Forças Armadas, jovem soldado (Channing Tatum) acaba se apaixonando por uma universitária (Amanda Seyfried) cheia de sonhos. Eles iniciam um envolvimento, mas ele acaba retornando ao serviço militar. O período em que ficam afastados é preenchido com cartas para superar a saudade. Inspirado no livro homônimo de Nicholas Sparks.
8. Gatinhas e Gatões
Clássico das comédias adolescentes assinado por John Hughes e criada a partir da música Sixteen Candles, do The Crests. Na história, uma garota tímida (Molly Ringwald) sonha em namorar um colega da escola, mas o rapaz é comprometido com outra jovem, linda e popular. Para completar o drama, seu aniversário é esquecido por conta do casamento da irmã mais velha.
9. Simplesmente Acontece
Filme de Christian Ditter, inspirado no livro homônimo de Cecelia Ahern. Na trama, Lilly Collins interpreta Rosie, uma menina que tinha todo seu futuro planejado ao lado do melhor amigo Alex (Sam Claflin). Depois de um baile escolar catastrófico, contudo, Rosie acaba grávida de um rapaz que não quer nada com ela e decide repensar sua vida em torno da criança que está a caminho.
10. 10 Coisas Que Eu Odeio em Você
Clássico juvenil, com direção de Gil Junger, estrelando Heath Ledger, Julia Styles, Joseph Gordon-Levitt e Larisa Oleynik. Apresentado como uma versão moderna da peça A Megera Domada, de William Shakespeare, o drama traz a história das irmãs Stratford. A mais nova, Bianca (Larisa Oleynik), quer começar a namorar logo, mas seu pai garante que ela só terá permissão para sair em encontros após sua irmã mais velha encontrar um namorado. Acontece que nenhum rapaz consegue agradar Kat (Julia Styles) — o que faz um garoto interessado por Bianca, Cameron James (Joseph Gordon-Levitt), subornar Patrick Verona (Heath Ledger) para conquistá-la.
11. A Verdade Nua e Crua
Katherine Heigl interpreta uma produtora de um programa de televisão que se vê desafiada a engolir o orgulho quando seu chefe contrata um homem do programa concorrente para aumentar a audiência. Além de ele (Gerard Butler) ser machista e grosseiro, vive dizendo que sabe o que uma mulher precisa ter para atrair os homens. Com a vida afetiva em baixa, ela decide consultar opiniões do especialista.
12. O Diário de Bridget Jones
Estrelado por Renée Zellweger, que conquistou uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 2002 por sua performance no longa. A trama acompanha Bridget Jones, uma britânica de trinta e poucos anos, alguns quilinhos a mais do que gostaria e um ódio latente por um dos seus pretendentes, o infame Sr. Darcy (mais uma vez interpretado por Colin Firth, após a série Orgulho e Preconceito da BBC, de 1995). Baseada no livro de Helen Fielding, que se inspirou no clássico de Jane Austen. As sequências, Bridget Jones: No Limite da Razão (2004) e O Bebê de Bridget Jones (2016), também estão disponíveis na Netflix.