Retomando acontecimentos do primeiro filme da saga Karate Kid (1984), a série Cobra Kai estreou no YouTube Red no começo de maio e se tornou o maior sucesso da plataforma de streaming. Tanto que a segunda temporada da atração foi confirmada para 2019.
Contendo 10 episódios de 30 minutos cada, Cobra Kai é uma atração fácil de ser consumida rapidamente. E está sendo, com muito sucesso. A série superou as demandas de 13 Reasons Why e Arrested Development (Netflix) e The Handmaid's Tale (Hulu) no período de 6 a 12 de maio, segundo a Parrot Analytics – empresa que analisa dados de menções online e conclui quais produções obtiveram mais interesse do público. Um marco para o YouTube Red, como a primeira vez que uma série do serviço gera tamanho burburinho.
Aproveitando o sucesso da série Cobra Kai, relembre os outros filmes da saga Karate Kid.
1) Karate Kid – A Hora da Verdade (1984)
Neste clássico absoluto da Sessão da Tarde, o adolescente Daniel LaRusso (Ralph Macchio) se muda de Nova Jersey para Los Angeles, onde passa a ter problemas com um grupo de lutadores de karatê da academia Cobra Kai ao se envolver com Ali Mills (Elisabeth Shue), ex-namorada de Johnny Lawrence (William Zabka). Um dia, ao ser cercado pela gangue de Lawrence, ele é salvo por Miyagi (Pat Morita), mestre na arte do karatê. O veterano japonês passa a ensinar a arte marcial ao jovem com métodos pouco convencionais: encerando o carro ou limpando o chão. Para confrontar seu rival, Daniel se inscreve em um campeonato de karatê.
2) Karate Kid II – Hora da Verdade Continua (1986)
Daniel viaja para Okinawa (Japão) com Miyagi, cujo pai está entre a vida e a morte. Lá, o mestre reencontra uma antiga paixão, Yukie (Nobu McCarthy), mas também se depara com seu antigo rival Sato (Danny Kamekona) – cujo sobrinho, Chozen (Yuji Okumoto), se estranha com seu pupilo. Apesar da narrativa destacar mais Miyagi nesta sequência, tudo se resolve em uma batalha final entre os jovens.
3) Karate Kid III – O Desafio Final (1989)
No terceiro filme da saga, alguns assuntos inacabados do primeiro longa voltam à tona. O mestre da academia Cobra Kai, John Kreese (Martin Kove), quer se vingar da derrota do último campeonato – do primeiro Karate Kid para este só teria se passado um ano. Para isso, ele busca auxílio de seu amigo Terry e promove o violento Mike Barnes (Sean Kanan) para derrotar Daniel San. Novamente, tudo se resolve em um campeonato de karatê.
Entre vilões caricaturais e clichês que se repetem, o longa ainda peca na inverossimilhança de seu ator principal, Ralph Macchio, que tinha 27 anos na época e interpretava um adolescente.
4) Karate Kid IV – A Nova Aventura (1994)
Sem Daniel San, o quarto filme da franquia foi um desastre de público e crítica. Desta vez, a protagonista é Julie Pierce, uma jovem interpretada por Hilary Swank – que mais tarde ganharia dois Oscar de Melhor Atriz por Meninos Não Choram (1999) e Menina de Ouro (2004).
Na trama, o mestre Miyagi encontra a viúva de seu comandante durante as comemorações de soldados que lutaram na II Guerra Mundial. Ela lhe apresenta a ele a neta Julie, uma adolescente problemática com dificuldades em superar a perda dos pais. Miyagi decide ensinar karatê à jovem para que ela entre nos trilhos.
5) Karate Kid (2010)
A saga ganhou um reboot em 2010 graças ao empenho do astro Will Smith, que assinou a produção e colocou seu filho Jaden Smith – com quem protagonizou o drama À Procura da Felicidade – no papel de protagonista. No lugar do adolescente fracote e tímido, o pequeno herói é um menino negro metido a valente e cheio de marra. O cenário foi trocado de Los Angeles para Pequim, por conta do substancioso apoio financeiro do governo chinês, e a arte marcial em questão nem é karatê de fato, mas kung fu. A história é a mesma: o garoto que vive apanhando do valentão da escola e sua gangue vira pupilo de um veterano mestre (agora Jackie Chan) e aprende a se defender, em uma lição de coragem, paciência, superação e autoestima celebrada sobre o tatame de um grande torneio de luta.