O Festival de Cannes anunciou nesta quinta-feira (12) sua programação oficial. Sem produções da Netflix, que foi vetada da mostra competitiva após nova regra sobre a exibição, a lista traz filmes de diretores como o americano Spike Lee e o franco-suíço Jean-Luc Godard. Também integram a mostra oficial as produções mais recentes do dissidente iraniano Jafar Panahi e do russo Kirill Serebrennikov, que está em prisão domiciliar. O festival tem ainda uma sessão especial com o filme O Grande Circo Místico (2018), de Cacá Diegues.
Impasse que se arrastava há cerca de um mês, a participação da Netflix no festival ficou ameaçada após a plataforma se negar a lançar seus longas nos cinemas franceses em razão da legislação local. A lei francesa determina que, após a estreia nos cinemas, um filme deve aguardar quatro meses para ser lançado em DVD ou no sistema on demand. Depois de 10 meses, pode ser exibido na TV aberta e após 36 meses em qualquer serviço streaming. A nova regra divulgada pela organização proíbe longas que não sejam exibidos em circuito comercial nos cinemas franceses de participar da competição oficial – mas, mesmo assim, a Netflix poderia apresentar seus filmes em Cannes sem disputar a Palma de Ouro.
A expectativa é que a Netflix participasse do festival com Norway, do diretor Paul Greengrass, Hold the Dark, do diretor Jeremy Saulnier, Roma, do oscarizado Alfonso Cuarón, They’ll Love Me When I’m Dead, documentário sobre Orson Welles comandado por Morgan Neville, e The Other Side of the Wind, a versão recém-concluída de um projeto que o falecido diretor Orson Welles filmou na década de 1970.
Marcado para 8 a 19 de maio, o Festival de Cannes tem, até agora, 18 filmes na mostra competitiva – outros longas ainda podem entrar na competição nas próximas semanas. BlacKKKlansman, de Spike Lee, e Le Livre d'Image, de Godard, estão na disputa ao lado de filmes como Under the Silver Lake, do americano David Robert Mitchell, Dogman, do italiano Matteo Garrone, En Guerre, do francês Stéphane Brizé, Ash is Purest White, do chinês Jia Zhangke, e Shoplifters, do japonês Hirokazu Kore-Eda. Panahi, vencedor do Urso de Ouro em Berlim por Táxi Teerã, em 2015, competirá com Three Faces.
O diretor geral do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, explicou que as autoridades iranianas receberão uma carta do evento e das autoridades francesas "para que autorizem Panahi a sair do território, apresente seu trabalho e retorne a seu país". Frémaux informou que também convidou Serebrennikov para a exibição de Leto.
Apenas três diretoras estão na mostra competitiva: a francesa Eva Husson, com Les Filles du Soleil, a libanesa Nadine Labaki, com Capharnaüm, e a italiana Alice Rohrwacher, com Lazzaro Felice. O júri da Palma de Ouro da 71ª edição de Cannes será presidido pela atriz australiana Cate Blanchet.
Veja a lista do Festival de Cannes
Abertura
- Todos lo Saben, Asghar Farhadi (Irã)
COMPETIÇÃO
- Le Livre d'Image, Jean-Luc Godard (França)
- BlacKkKlansman, Spike Lee (EUA)
- Three Faces, Jafar Panahi (Irã)
- Cold War, Pawel Pawlikowski (Polônia)
- Leto, Kirill Serebrennikov (Rússia)
- Lazzaro Felice, Alice Rohrwacher (Itália)
- Under The Silver Lake, David Robert Mitchell (EUA)
- Capernaum, Nadine Labaki (Líbano)
- At War, Stephane Brizé (França)
- Asako I&II, Ryusuke Hamaguchi (Japão)
- Sorry Angel, Christophe Honoré (França)
- Dogman, Matteo Garrone (Itália)
- Girls of the Sun, Eva Husson (França)
- Yomeddine, A.B Shawky (Egito)
- Burning, Lee-Chang Dong (Coreia do Sul)
- Shoplifters, Hirokazu Kore-Eda (Japão)
- Ash Is Purest White, Jia Zhang-Ke (China)