A confusão entre Netflix e Cannes continua. Segundo o site Hollywood Reporter, a gigante do streaming pode não exibir seus filmes no festival deste ano. A ameaça de retirada seria uma resposta à divulgação da nova regra do evento, que proíbe longas que não sejam exibidos em circuito comercial nos cinemas franceses de participar da competição oficial.
Até dia 12 de abril, quando a organização de Cannes divulgará a lista oficial do festival, a Netflix não deve se pronunciar oficialmente sobre o retirada dos longas – a organização e a plataforma estariam em tratativas para resolver o impasse. No ano passado, pela primeira vez, dois filmes da Netflix participaram da competição oficial do festival: Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, do diretor Noah Baumbach, e OKJA, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho. A decisão causou polêmica entre os cineastas mais tradicionalistas, especialmente na França, que defenderam regras rígidas para proteger a distribuição cinematográfica.
Neste ano, a Netflix deve participar do festival com Norway, do diretor Paul Greengrass, Hold the Dark, do diretor Jeremy Saulnier, Roma, do oscarizado Alfonso Cuarón, They’ll Love Me When I’m Dead, documentário sobre Orson Welles comandado por Morgan Neville, e The Other Side of the Wind, a versão recém-concluída de um projeto que o falecido diretor Orson Welles filmou na década de 1970.
A edição de 2018 do Festival de Cannes ocorre entre 8 de maio e 19 de maio, com júri presidido pela atriz Cate Blanchett.