Não há como e nem por que fugir: o grande destaque do Oscar sempre ficará por conta das principais premiações, como as de melhor diretor e filme, por exemplo. Mas, dentro da cerimônia, há uma série de acontecimentos que acabam sendo eternizados sem sequer ter ligação com a estatueta – lembra da selfie coletiva, em 2014? Neste ano, tivemos atriz repetindo o mesmo vestido de 1962 e o primeiro Oscar vencido por um filme protagonizado por uma mulher trans. Confira cinco momentos marcantes da cerimônia.
1. Time's Up aposta nas cores
Diferente das premiações que antecedem o Oscar, como o Globo de Ouro e o BAFTA, onde atrizes vestiram-se de preto como forma de protesto contra o assédio sexual, o tapete vermelho da Dolby Theater recebeu uma enorme diversidade de cores na noite deste domingo (04).
– Hoje à noite, nossas irmãs estarão usando um conjunto festivo de cores e bottons TimesUp, representando esse vasto movimento de mulheres em todos os lugares – postou o movimento Time's Up em sua conta oficial no Instagram.
2. Vencedor com protagonista trans
O prêmio de melhor filme estrangeiro deste ano, vencido pelo chileno Uma Mulher Fantástica, entrou para a história do evento. Isto porque a produção dirigida por Sebastián Lelio foi a primeira protagonizada por uma mulher transsexual a receber uma estatueta da Academia. A atriz Daniela Vega interpreta Marina, uma jovem de luto e vítima dos preconceitos da conservadora sociedade chilena.
3. Primeiro ex-jogador de basquete a ganhar um Oscar
Após 20 temporadas com o Los Angeles Lakers e cinco títulos da NBA, o ex-jogador de basquete Kobe Bryant chegou a uma das mais importantes e inusitadas conquistas de sua vida. Seu texto de despedida ao esporte, Dear Basketball (Querido Basquetebol, em português), foi transformado em um curta de animação – e o melhor do ano.
4. Look "repetido"
Repetir a roupa em um evento de gala é um problema, correto? Não se você for Rita Moreno. Vencedora da categoria de melhor atriz coadjuvante em 1962, a porto-riquenha voltou à cerimônia em 2018 para anunciar o prêmio de melhor filme estrangeiro. O vestido escolhido? Exatamente o mesmo de quase 60 anos atrás.
5. Visita surpresa
Imagine só, você e uns amigos reunidos assistindo ao Oscar, quando se dá conta, está no meio da premiação. Ok, as chances disso acontecer com você no Brasil são inexistentes, mas foi exatamente o que aconteceu com um grupo de pessoas que assistia ao evento em uma sala de cinema ao lado do Dolby Theater, em Los Angeles. O público foi surpreendido com a presença do apresentador Jimmy Kimmel acompanhado de diversos artistas que fizeram sucesso no último ano, como Gal Gadot, Margot Robbie e Guillermo Del Toro.