A Marvel divulgou nesta terça-feira o primeiro trailer oficial de Homem-Formiga e Vespa, sequência de Homem-Formiga (2015) que retoma as aventuras do personagem com capacidade de alterar o próprio tamanho.
O filme não apenas traz de volta Paul Rudd como Scott Lang, o herói que veste o traje, e Michael Douglas como o cientista Hank Pym, responsável pela tecnologia que dá ao herói capacidade de encolher e de falar com formigas, mas alça a personagem Hope Van Dyne, filha de Hank Pym vivida por Evangeline Lilly, a coprotagonista, com um traje próprio que a transforma na Vespa.
O filme terá direção de Peyton Reed (Separados pelo Casamento), o mesmo realizador chamado para finalizar a primeira produção do Homem-Fomiga após a saída tumultuada de Edgar Wright, que passou anos desenvolvendo a estreia do herói minúsculo nas telas e pulou fora por divergências com os estúdios Marvel. Homem-Formiga e Vespa tem estreia prevista para 5 de julho no Brasil.
VEJA O TRAILER LEGENDADO
A prévia começa fazendo relação direta a Capitão América 3: Guerra Civil, no qual os super-heróis do Universo Marvel entraram em conflito com relação a aceitar ou não uma lei de controle oficial de suas atividades. Como se aliou ao Capitão América, declarado foragido, o Homem-Formiga vivido por Rudd terminava o filme anterior preso e prestes a ter o auxílio do Capitão em uma fuga. O trailer mostra Pym conversando com a Vespa já uniformizada e avaliando as consequências de sua escolha. Cenas subsequentes detalham como Pym e sua filha também precisaram fugir devido à sua ligação com o super-herói fora da lei. Fica claro que o humor, marca registrada do filme anterior, será preservado nesta sequência.
Em tempos de clamor de um número cada vez maior de leitoras por representatividade feminina na cultura pop e nos quadrinhos, o trailer detalha as habilidades da Vespa. Fiel a sua inspiração dos quadrinhos, a heroína é também capaz de encolher como o Homem-Formiga devido ao material especial de seu uniforme. Em tamanho minúsculo, ela é também dotada de asas e tem armas de pulso capazes de derrubar adversários. O filme também apresenta um vislumbre da vilã prevista para a trama, Fantasma, que será vivida pela atriz Hannah John-Kamen. Lawrence Fishburne aparece como o personagem Bill Foster, que deve, ao longo do filme, se as histórias em quadrinhos forem seguidas com fidelidade, transformar-se ele próprio em um super-herói, o Golias, que usa a mesma tecnologia do uniforme do Homem-Formiga, mas para se transformar em um gigante.
Embora tenha ganhado um filme solo apenas em 2015, oito anos após a explosão do universo Marvel no cinema, o Homem-Formiga é um dos personagens mais antigos da editora nos quadrinhos. Sua primeira aparição se deu na revista Tales to Astonish, de 27 de janeiro de 1962, em uma história breve de ficção científica que mostrava um cientista chamado Hank Pym encolhendo e sendo perseguido por formigas gigantes. A ideia seria retrabalhada em setembro daquele mesmo ano, e Pym reapareceu como um super-herói com traje vermelho, capacidade de encolher e um capacete capaz de comandar formigas para combater o crime.
Nos quadrinhos, mais tarde Pym ganharia uma parceira, Janet Van Dyne, a Vespa, e ambos participariam, nos quadrinhos, da primeira formação dos Vingadores, criados em 1963 (substituídos, nos filmes, por Gavião Arqueiro e Viúva Negra). Pym mudou de identidade várias vezes, tornou-se Jaqueta Amarela, Gigante e Golias. Em 1979, quem assumiu o trajer do personagem foi Scott Lang, um ladrão que se tornou o Homem-Formiga após invadir a casa de Pym e roubar o uniforme especial.
No cinema, a Marvel apresentou essa "história de origem" no primeiro filme do Homem-Formiga, com Michael Douglas como um Pym aposentado e Rudd como Lang, ex-presidiário que se transforma em herói. O filme prevê ainda a participação de Michelle Pfeiffer como a Vespa original, parceira de Hank Pym que, de acordo com o demonstrado no primeiro filme, perdeu-se há 30 anos no universo subatômico.