Clique na imagem para ver o benefício
Depois do recente Guardiões da Galáxia (2014), mais um representante de segunda grandeza do universo Marvel nos quadrinhos chega às telas: como no filme sobre a equipe esquisitona de heróis interestelares, o principal superpoder de Homem-Formiga (2015) é o humor. Não à toa, Peyton Reed, diretor do longa que entra em cartaz nesta quinta-feira, tem no currículo não aventuras e produções de ação, mas comédias como Separados pelo Casamento (2006) e Sim Senhor (2008). Se o protagonista cujo talento é encolher e conversar com formigas não tem o charme do Batman ou do Superman, ele bate o engraçadinho Homem-Aranha e rivaliza com o piadista Homem de Ferro na capacidade de fazer rir.
Homem-Formiga: Personagem com muita história
A história de Homem-Formiga começa mostrando como o cientista Hank Pym (Michael Douglas) engavetou décadas atrás a tecnologia que desenvolveu, capaz de diminuir ou aumentar o tamanho das coisas - o pesquisador temia então o estrago que essa descoberta poderia fazer se caísse em mãos erradas. Anos depois, um ex-discípulo de Pym, o ambicioso Darren Cross (Corey Stoll, dos seriados House of Cards e The Strain), está perto de replicar o experimento - levando o milionário aposentado e sua filha Hope van Dyne (Evangeline Lilly, da série Lost) a buscarem uma forma de sabotar os planos do vilão. A solução surge na figura de Scott Lang (Paul Rudd), um exímio ladrão que acaba de sair da cadeia e quer endireitar a vida. Pym convoca Lang a vestir o traje encolhedor do Homem-Formiga para juntos enfrentarem Cross - com o auxílio ainda de um trio de malandros paspalhões e um exército de formigas.
Assista ao trailer do filme:
A parceria entre o ótimo Michael Douglas e o simpático Paul Rudd - que assina também como um dos roteiristas - funciona na tela como mentor e pupilo. O roteiro brinca com inteligência com as possibilidades risíveis e mesmo ridículas de um sujeito minúsculo que combate o crime montado em uma formiga voadora - sem resvalar, no entanto, para o deboche sem graça de O Besouro Verde (2011).
Primeiro trailer de "Esquadrão Suicida" é divulgado
Na verdade, nano-herói está grandão: além de topar na trama com o vingador Falcão (Anthony Mackie), o Homem-Formiga foi confirmado na superescalação de Capitão América 3: A Guerra Civil (2016).
Outro destaque do filme é o personagem Luis: no papel de um latino trambiqueiro e bobalhão, o ótimo ator Michael Peña manda muito bem narrando a Lang as conversas intermináveis e cheias de detalhes que escutou de amigos picaretas em lugares insuspeitados, como uma degustação de vinhos e uma exposição de arte abstrata.
HOMEM-FORMIGA
De Peyton Reed
Ação, EUA, 2015, 117min, 12 anos. Estreia nesta quinta-feira no circuito de cinemas Cotação: 3 de 5 estrelas