Com estreia no circuito prevista para o próximo dia 23, o documentário Gabeira terá sessão especial terça-feira em Porto Alegre, às 20h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085). Com direção de Moacyr Góes, o longa-metragem passa em revista a trajetória do jornalista, escritor e político mineiro Fernando Gabeira. Na sequência da exibição, Gabeira e Góes conversam com o público em debate mediado pelo jornalista Roger Lerina. A entrada é franca.
Ao longo dos 75 minutos de duração do documentário, personalidades como Ferreira Gullar, Leda Nagle, Nelson Motta e Armínio Fraga destacam as diferentes faces que Gabeira consagrou. Integrante da guerrilha armada que combatia a ditadura militar no Brasil, ele participou do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, episódio que narrou no livro O Que É Isso, Companheiro? – adaptado por Bruno Barreto no longa indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.
Após a prisão, Gabeira passou 10 anos no exílio, retornando ao país em 1979, com o processo de anistia. Um dos fundadores do Partido Verde no Brasil, foi três vezes eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, duas pelo PV (1994 e 2006) e uma pelo PT (em 2002), legenda com a qual rompeu em 2003.
Gabeira é descrito pelos entrevistados tanto como “um homem de esquerda” quanto um “liberal com coração”. Entre os sonhos da revolução, a vanguarda comportamental que representou e militância às causas humanistas e ambientais às quais se dedica, ele próprio afirma: “Hoje o sonho mais modesto, é o sonho de um pessoa que procura se distanciar do cinismo”.
GABEIRA
Documentário, classificação não indicada.
De Moacyr Góes.
Brasil, 2017, 75min.
Terça-feira, às 20h, na Cinemateca Capitólio