Mesmo que não tenha conquistado o prestígio de Drácula e Frankenstein, seus faixas no célebre clube de monstros apresentado nos anos 1930 pelo estúdio Universal, a Múmia segue em firme e forte decomposição no seu papel de figura ícone do horror. A representação da assombração egípcia consagrada na cultura pop data 1932: A Múmia, com Boris Karloff encarnando o redivivo Imhotep, sacerdote ressuscitado após 3.700 anos de sono no além por exploradores que profanam sua tumba. Na trama, é revelado o passado de infortúnio da criatura. Foi embalsamado vivo por tentar reviver a amada sacrificada. De volta ao mundo dos mortais, Imhotep toca o terror para reencontrar sua grande paixão.
Eternizado como o melhor filme com o personagem, A Múmia estabeleceu os pilares visuais e narrativos que se repetem até hoje – o cadáver enrolado quieto em seu canto até ser acordado por exploradores gananciosos. Partindo dessa premissa, dezenas de filmes já colocaram o monstrengo nas mais diferentes situações. A aventura A Múmia que estreou nesta quinta-feira no cinemas, por exemplo, apresenta a criatura como uma princesa amaldiçoada que desperta pelas mãos de Tom Cruise.
Leia mais
"A Múmia", com Tom Cruise, dá a partida na franquia de monstros da Universal
Quem são os monstros que devem estrelar o "Universo Sombrio" da Universal
Conheça outros cinco filmes estrelados pela longeva Múmia
Abbott e Costello Enfrentam a Múmia (1955)
Ponto baixo na carreira do monstro nos cinemas, aqui servindo de escada para a dupla de comediantes But Abbott e Lou Costello, em uma aventura que envolve o roubo de um sarcófago e a caça um valioso tesouro.
A Múmia (1959), de Terence Fisher
Peter Cushing e Christopher Lee, dois astros dos filmes de terror (viveram caçador e caça em bons filmes do Drácula), são destaque no elenco. Na trama, Cushing integra um time de arqueólogos britânicos que encontra o túmulo de uma princesa egípcia. De forma acidental, acabam despertando o irado e vingativo guardião da tumba (Lee).
O Segredo da Múmia (1982), de Ivan Cardoso
A contribuição brasileira é no estilo "terrir" consagrado pelo diretor carioca. Cientista (Wilson Grey) garante ter criado o elixir da vida, espécie de tônico ressuscitador de mortos. Ninguém o leva a sério, e ele decide testar seu invento em uma múmia egípcia que traz para os trópicos. Ganhou os prêmios direção, ator e montagem no Festival de Brasília.
O Enigma de Talos (1998), de Russell Mulcahy
Christopher Lee volta a marcar presença neste filme que tem como cenário inicial o Vale dos Reis, no Egito, onde expedição arqueológica encontra tumba de tal Talos, nobre feiticeiro embalsamado há três mil anos. Como é recorrente, o mal é libertado. Anos depois, uma nova expedição, agora com Gerard Butler à frente do elenco, acaba levando a onda terror para Londres, adicionando ao enredo a investigação policial de crimes violentos e misteriosos.
A Múmia (1999), de Stephen Sommers
Primeiro dos três filmes estrelados por Brendan Fraser que colocaram a Múmia de volta às paradas cinematográficas – os outros dois foram lançados em 2001 e 2008. Decalcado no filme de 1932, tem com protagonista um aventureiro e uma egiptóloga (Rachel Weisz) que acabam trazendo de volta à vida o poderoso e apaixonado Imhotep.