Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance deste ano, Como você é marca a estreia no longa-metragem do ator, diretor e roteirista norte-americano Miles Joris-Peyrafitte. O filme que estreia nesta quinta-feira é mais um retrato da adolescência que grita por um lugar no mundo em meio aos desejos, angústias e dúvidas típicos desse período da vida e pressionada pelas demandas sociais e familiares. O nome original As you are, retirado de um verso do sucesso Come as you are, do Nirvana, sugere não apenas a referência musical da trilha sonora, mas também a época e o ambiente onde a história se passa: em 1994 – a notícia da morte de Kurt Cobain é escutada no rádio pelo trio central de Como você é –, em uma cidade suburbana parecida com a que o líder da banda nasceu, em uma família igualmente desestruturada.
Leia mais:
Com camarim próprio, Roberto Carlos volta ao "Programa do Jô"
Maestro envolvido em escândalo brasileiro de corrupção contra-ataca
Na trama, Jack (Owen Campbell, das séries Boardwalk empire e The americans) é um estudante do Ensino Médio que mora com a mãe solteira Karen (atriz de filmes como Caminhos violentos e Tomates verdes fritos). Solitário e deslocado na escola, o rapaz ganha um companheiro da mesma idade quando o novo namorado da mãe muda-se para sua casa levando junto o filho Mark (Charlie Heaton, o Jonathan do seriado Stranger things). A conexão entre Jack e Mark é imediata, reforçando-se com a aproximação de Sarah (Amandla Stenberg), colega dos garotos no ginásio. A amizade entre os três inclui experimentações sexuais, que se alternam com confrontações violentas com os valentões da vizinhança e o pai de Mark.
Como você é narra em flashback os episódios, que são costurados com depoimentos dos personagens à polícia – insinuando que algo grave vai acontecer. O principal mérito do filme está na construção dos personagens, especialmente dos jovens atores, cujas atuações emprestam credibilidade às emoções e episódios enfrentados pelos protagonistas. No entanto, apesar de debruçar-se sobre um universo semelhante ao de títulos dirigidos por Gus Van Sant (Paranoid park e Elefante), Larry Clark (Kids e Ken park) e Harmony Korine (Vida sem destino), falta em Como você é a energia púbere e um tanto caótica desses filmes, não conseguindo emancipar-se totalmente do formato de drama familiar convencional.
COMO VOCÊ É
De Miles Joris-Peyrafitte Drama, EUA, 2016, 105min, 16 anos.
Estreia nesta quinta-feira. Veja os horários de estreia abaixo:
Espaço Itaú 1 (21h40)
Guion Center 3 (15h45, 19h40, 21h30)