Produção rodada na fronteira da Argentina com o Brasil, em Paso de Los Libres, Esteros foi exibido na mostra latino-americana do 44º Festival de Cinema de Gramado nesta quinta-feira. A trama aborda o romance de Matías (Ignacio Rogers) e Jerónimo (Esteban Masturini), que começa na adolescência. Eles se separam, mas, anos mais arde, os dois se reencontram na cidade argentina. Segundo diretor argentino Papu Curotto, o principal mote do filme é sobre como uma história de amor de sua infância pode marcar toda a sua vida.
– É a história de dois amigos, que desde jovens que despertaram sua sexualidade juntos, mesmo quando não sabiam o que era sexo. E acabaram engatados nesse sentimento para o resto de suas vidas, podendo transcender muitos anos – explica o cineasta no tapete vermelho.
Leia mais:
Confira seleção de festas para curtir o último fíndi do Festival de Gramado
Livro 100 melhores filmes brasileiros é lançado em Gramado
Musa de Almodóvar, Cecilia Roth chega a Gramado de helicóptero para receber homenagem
Nascido e criado em Paso de Los Libres, que faz fronteira com Uruguaiana, Papu discorre alegremente sobre as suas influências brasileiras.
– A cultura brasileira está muito presente na minha vida. Sempre estive rodeado da música, da comida, das cores. E isso também está muito presente no filme, onde as pessoas cruzam a ponte todo o tempo – relata.
É o quarto festival que Esteros é exibido – o primeiro que não é de temática LGBT. Antes ele passou no Inside Out, em Toronto; Outfest, em Los Angeles; Amor, em Chile.
– É a primeira vez que o filme passa em um festival cuja temática não é sobre gêneros. Isso é muito importante, pois dá outra visibilidade ao longa, saindo de um nicho – diz o diretor.
Além da história de amor, Esteros também apresenta outro argumento.
– Em muitas partes do mundo, ser gay te define e te deixa em um gueto, limitado a um grupo social e a um ambiente fechado. Ser ou não ser gay é uma parte de sua vida e não deveria te definir ou limitar em certos aspectos. Nesse sentido, tentei mostrar isso no filme – ressalta.
A atriz carioca Renata Calmon interpreta Rochi em Esteros, namorada do protagonista. No tapete vermelho, ela comentou como foi trabalhar no longa:
– Foi uma delícia. Foi uma das melhores experiências de trabalho que eu já tive. A gente foi para a fronteira, e essa coisa de viajar e ficar lá é muito legal, pois você esquece de sua rotina e fica inserido no filme.