Apresentando trabalhos de professores e artistas egressos do Instituto de Artes da UFRGS, a mostra Transparência e Opacidade I: Fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo será inaugurada nesta terça-feira (15), às 19h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), em Porto Alegre. A curadoria é de Alexandre Santos e Camila Schenkel.
A mostra busca promover uma reflexão sobre a presença da fotografia na arte contemporânea. São, no total, 30 artistas que utilizam a imagem fotográfica como forma de pensamento para suas criações.
Entre os trabalhos selecionados para a exposição, está Triacantho, obra de 1975 criada coletivamente por Clóvis Dariano, Carlos Pasquetti, Fernanda Cony e Mara Alvares. O grupo, ligado ao histórico coletivo Nervo Óptico, era pautado pela ideia da renovação, que incluía o uso da fotografia como linguagem estruturante dos trabalhos.
Transparência e Opacidade I: Fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 31 de janeiro de 2025.