Novas imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a Mona Lisa foi atacada com uma torta por um ativista no Museu do Louvre, no último domingo (29). No vídeo, gravado por um visitante que estava próximo ao quadro e que viralizou na internet, o homem aparece segurando uma rosa e gritando contra a destruição do planeta enquanto atira o bolo contra a obra.
— Pensem na Terra, há pessoas que estão destruindo o planeta. Pensem no planeta, todos os artistas, pensem no planeta. Por isso fiz isso, pensem no planeta — bradou ele, antes de ser contido por seguranças.
Segundo informou o Museu do Louvre em nota à CNN, o visitante entrou no local disfarçado como uma senhora, usando uma peruca e um boné, em uma cadeira de rodas. Assim, ele pôde se aproximar da obra, já que é protocolo do museu permitir que pessoas com mobilidade reduzida cheguem mais perto da Mona Lisa.
Ainda conforme o Louvre, a obra de Leonardo da Vinci não foi danificada. Há uma película de vidro a protegendo.
Segundo a promotoria de Paris, o homem tem 36 anos e foi levado para uma enfermaria psiquiátrica na sede da polícia. O Louvre apresentou uma queixa após o ocorrido e uma investigação foi aberta por "tentativa de danificar um bem cultural".