Um homem foi preso após jogar uma torta na histórica obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que fica exposta no Museu do Louvre, em Paris, na França. De acordo com visitantes que estavam no local no domingo (29), a segurança autuou e expulsou rapidamente o autor do ataque. Segundo o jornal britânico The Guardian, o homem de 36 anos foi colocado sob cuidados psiquiátricos após ser detido.
O ataque teria ocorrido supostamente como uma forma de protesto contra artistas que "não se concentram o suficiente nos problemas do planeta". O autor entrou no museu disfarçado como uma senhora, em uma cadeira de rodas. Ele teria se levantado e tentado quebrar a proteção de vidro sobre a tela, depois a sujou com a torta.
Funcionários do Louvre, onde o retrato é exposto em destaque, não concederam qualquer declaração sobre o ocorrido. O incidente foi capturado apenas por registros de visitantes que frequentavam o local no momento do ato e postaram imagens nas redes sociais.
A obra emblemática não foi estragada devido à proteção de vidro instalada em sua volta. A tela à prova de balas deixou o desenho de da Vinci ileso, como também ocorreu em outras tentativas de vandalismo.