Os grandes painéis com iluminação que fizeram parte da exposição Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre, no Farol Santander, ganharão um novo lar. As peças, que poderiam ser descartadas, caso não fossem acolhidas por nenhuma instituição, serão doadas para o DC Navegantes e para o bairro Quarto Distrito.
Segundo o curador da mostra, Fernando Bueno, ele e os demais responsáveis pela exposição procuravam por algum lugar que pudesse receber os painéis, que contam com imagens de Porto Alegre. Porém, devido a dimensão das peças, que chegavam até 5m por 3m, não era qualquer espaço que poderia abrigar o acervo. Somente nesta segunda-feira (25) conseguiram achar interessados.
Assim, de acordo com Bueno, das 14 peças, sete serão acolhidas pelo DC Navegantes e as outras sete ficarão na área de lazer do Quarto Distrito.
— Os painéis vão completos. Vai a caixa de luz inteira. Por isso, era um problema, não era qualquer lugar que poderia receber eles. Ainda tem uma base de 90cm. Não tem como desmanchar. Se desmanchar, ferrou, acabou — explica Bueno.
Ainda não tem data para quando as peças poderão ser visitadas no DC Navegantes e no Quarto Distrito, mas o curador da mostra acredita que é muito importante que essas fotos de Sioma Breitman sigam expostas por Porto Alegre:
— A obra do Sioma faz parte da memória da cidade. Quanto mais pessoas verem o que ele fez, mais vai ser valorizada e mais a gente vai entender a história da Capital.
O restante da exposição, que conta com 302 obras que ficaram nas paredes do Farol Santander, assim como a memorabilia, está sendo desmanchada e voltará para os seus locais originais, seja com a família de Breitman ou em instituições culturais.
O fotógrafo e a exposição
Nascido na Ucrânia, em 1903, Sioma Breitman chegou a Porto Alegre ainda na década de 1920 e viveu por aqui até o seu falecimento, em 1980. Ele teve contato com a fotografia ainda criança, pois seu pai era retratista profissional. Sua família migrou para a América do Sul devido à Revolução de 1917 na Rússia. Entre diversas distinções e prêmios obtidos fora do Brasil, ele foi o primeiro fotógrafo do Rio Grande do Sul a receber o Diploma da Federation Internacionale de L'Art Photographique (FIAP), com sede em Berna, na Suíça.
A exposição Sioma Breitman, o Retratista de Porto Alegre entrou em cartaz no Farol Santander em 19 de janeiro e foi encerrada neste domingo (24). A mostra, em homenagem aos 250 anos da capital gaúcha, reuniu imagens históricas tiradas pelo fotógrafo. Com auxílio de elementos audiovisuais, criou uma espécie de linha do tempo da produção do profissional em mais de cinco décadas, tendo como ponto de partida os registros históricos de Breitman, como da enchente de 1941.
A exposição ainda resgatou as conhecidas fotografias de noivas e casamentos, atividade profissional do fotógrafo, assim como imagens de cidadãos comuns, que passavam em frente ao seu ateliê, na Rua da Praia, até de nomes importantes da sociedade brasileira, como os políticos Getúlio Vargas e Luís Carlos Prestes, o maestro Heitor Villa-Lobos e o escritor Jorge Amado.