O mundo da arte se despede do artista visual gaúcho Elton Manganelli, que morreu na terça-feira (17) após um infarto fulminante. Nascido em Porto Alegre em 1948, ele completaria 73 anos nesta semana, em 21 de agosto.
Bacharel em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Elton teve uma carreira multifacetada, com destaque na escultura, cenografia e pintura. Suas primeiras participações em mostras coletivas e salões de arte remontam aos anos 1960, como destacou a nota de pesar da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), sendo que ele permaneceu ativo e com exposições ao longo das décadas seguintes.
Elton também fez nome na televisão quando, nos anos 1980, trabalhou no Guaíba Criança como cenógrafo, além de comandar um quadro em que ensinava crianças a fazer criações com sucata. Foi dele a criação do Remendão, o boneco que comandava a atração infantil. Ele seguiria na área em outro programa infantil que marcou gerações: o Pandorga, que estreou na TVE do Rio Grande do Sul em 1988.
A Sedac lamentou a perda em nota que recorda a trajetória do artista: "Multiartista, Elton foi cenógrafo, desenhista, escultor, pintor, professor, mas sobretudo, uma pessoa amiga, criativa e alegre", inicia o texto. "Registramos nossa solidariedade e sentimentos aos familiares e muitos amigos deste querido e talentoso artista que já deixa saudade".
A Associação dos Escultores do RS (AEERGS) também recordou a trajetória do artista em sua nota de pesar e desejou força à família e aos amigos "nesse difícil momento de reflexão, por esta inestimável perda".
"Elton Manganelli foi um colega de múltiplos saberes, que integrava com maestria variadas manifestações em seu processo criativo, fato que o colocou entre os mais completos artistas em atuação no Rio Grande do Sul na contemporaneidade", lamentou no texto a presidente da instituição, Adriana Xaplin.
Já a Coordenação de Artes Visuais/SMC destacou que o legado de Elton se estende para além das fronteiras da arte: "Renomado como artista, Elton obteve reconhecimento também pela atuação brilhante como arte-educador e professor, tendo ministrado cursos e oficinas em diversos locais, incluindo o Atelier Livre Xico Stockinger da PMPA".
Elton foi sepultado no Cemitério da Santa Casa na manhã desta quarta-feira (18).