Propondo uma expedição de volta à infância, a exposição Revoada abre o calendário do Farol Santander Porto Alegre em 2021 a partir desta terça-feira (2). A mostra da artista visual paulista Flávia Junqueira ficará em cartaz no local até o dia 25 de abril.
Com curadoria de Paulo Herkenhoff e produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo), Revoada traz ao grande hall do edifício uma instalação lúdica e imersiva, com aproximadamente 70 balões de vidro coloridos, que medem de 40cm a 90cm e ficam suspensos no teto. O efeito é hipnótico: o público se depara com uma potencialização das cores do vitral do saguão, que gera uma sinergia entre a poética de Flávia e a arquitetura do prédio. Pode-se pensar num ambiente instagramável, algum espaço lúdico e colorido retratado em imagem de papel de parede do Windows, ou quem sabe em um saudoso papel de carta.
Nome de destaque da arte contemporânea brasileira, Flávia tem seu trabalho permeado pelo universo visual da infância, buscando construir esse imaginário utilizando elementos como brinquedos, parques de diversão, festa infantil. É um período bastante vivo para a artista.
— Coleciono brinquedos, sou maluca por de adereços de festas, pelo Carnaval, pelas cores. Tudo isso está no meu entorno desde que me vejo existindo. Por exemplo, sofri muito quando era adolescente e tive que me desvincular dos meus brinquedos. Trazer esses elementos da infância na obra é acionar no espectador uma memória que ele consegue vivenciá-la no presente — relata.
Conforme Flávia, Revoada remete ao sobrevoo da nossa memória de infância. A artista destaca que o balão remete a ideia do ritual da festa, que o Brasil sempre cultivou — como o Carnaval ou festa junina. O que se atrela também com as lembranças de um período da vida com mais cores.
— O que tento trazer para o espectador é esse gesto da infância. Para que ele em algum momento, ao contemplar a exposição, consiga ser criança novamente. Ainda que por alguns segundos. Colocá-lo num momento que ele também possa se desvincular de algumas amarras mais racionais, que são impostas pela a vida adulta, e, naqueles instantes, obter um olhar mais infantil. Um olhar sem preconceitos, mais livre e democrático — explica.
Teatros
Além da instalação com os balões, Revoada traz mais de 15 fotos de aproximadamente 120cm x 150cm de Flávia. Trata-se de uma série de intervenções artísticas realizadas pela artista em teatros do país, como Theatro Amazonas (AM), Theatro Municipal de São Paulo (SP) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). A mostra traz também três vídeos de making of das instalações promovidas por Flávia nos teatros.
Nas intervenções, a artista elabora uma catalogação de espaços históricos do Brasil, fundindo elementos lúdicos (balões, em especial) com a arquitetura desses locais. No Rio Grande do Sul, ela visitou o Theatro São Pedro e o Theatro Guarany, em Pelotas.
— Comecei por Pelotas, no Theatro Guarany, que é um teatro histórico. Logo depois fomos para Porto Alegre para fazer o São Pedro. Era um grande sonho meu fazer no TSP, porque historicamente tem um peso muito grande. Coloquei balões de cores muito mais doces, pois achei que a arquitetura dele remete muito mais ao feminino. Então, trouxe balões mais delicados e leves, com tons mais apastelados. Em Pelotas, trabalhei com cores mais fortes e pulsantes, como vermelho — conta Flávia.
Antes de POA, Revoada esteve em cartaz no Farol Santander São Paulo, tendo sua abertura em outubro. Na primeira mostra, havia mais possibilidade de imersão por conta de uma instalação extra, enquanto a Capital gaúcha Flávia traz uma exposição mais conceitual, focando em sua pesquisa. A artista lembra que em São Paulo havia uma sensação comum entre os visitantes, que talvez possa se repetir por aqui:
— As pessoas se sentiam acolhidas, naquele lugar da infância, em que você está protegido.
Revoada - Farol Santander Porto Alegre
- Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.028, Centro Histórico
- Horários: das 12h às 18h, de terça a domingo. O acesso é permitido somente até uma hora antes do fechamento.
- Ingressos: R$ 15 (visitação completa ao Farol Santander) na bilheteria do local e pelo site da Sympla. Crianças de até dois anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos três anos, pagam meia-entrada. A partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
- Classificação: livre.
- Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral/toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.